Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

Início do conteúdo

Patrimônio Cultural: História, Memória e Sociedade

Abriga pesquisas que problematizam a valorização de determinados registros/objetos como itens a serem preservados no tempo, e que analisam a história da atuação dos órgãos do patrimônio e instituições voltadas à gestão e preservação de bens culturais. O que é patrimônio e os motivos que levam objetos, edificações, acervos, saberes e fazeres a serem alçados a essa categoria nas sociedades modernas são questões que orientam o desenvolvimento dos trabalhos nesta linha de pesquisa. Além disso, a linha pretende abarcar discussões acerca das interfaces entre memória, identidade e patrimônio, com destaque para a cultura material e imaterial das ciências e da saúde, e promover reflexões sobre a ação de diversos atores sociais – estatais, institucionais e da sociedade civil – envolvidos nos processos de patrimonialização. 

Esta linha é direcionada à formação de mestres que desejam atuar em segmentos relacionados ao patrimônio cultural das ciências e da saúde a partir de diferentes campos disciplinares e espaços de atuação, bem como àqueles que desejam investir na educação patrimonial no espaço público, atendendo a demandas profissionais, organizacionais e da sociedade civil.

Espera-se que a linha estimule estudos sobre a história das políticas e dos processos de patrimonialização e sobre a história das práticas de preservação e tratamento de bens culturais. Além disso, são bem-vindos estudos sobre as relações entre patrimônio e cidadania, sobre usos públicos do patrimônio, e sobre processos de valorização e difusão de bens culturais.

Patrimônio Cultural: Preservação e Gestão

Visa fomentar pesquisas e produtos voltados ao debate contemporâneo sobre a gestão do patrimônio cultural, compreendendo operações, procedimentos e atores envolvidos nos processos de produção, constituição e salvaguarda de bens públicos, acervos institucionais ou pessoais formados a partir das práticas ligadas às áreas das ciências e da saúde.

Esta linha examina métodos e procedimentos adotados em instituições responsáveis pela gestão de bens culturais, por meio de estudos sobre aquisição, documentação, conservação, restauração e divulgação com o intuito de suscitar reflexões inovadoras, de natureza metodológica e técnica, voltadas à gestão do patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes.

A linha abriga reflexões relacionadas ao planejamento e à implementação de ações com o objetivo de mitigar processos de deterioração do patrimônio material com base em estudos de conservação preventiva e gestão de riscos. Do ponto de vista da gestão de acervos, promove a discussão sobre teorias e metodologias de tratamento técnico de arquivos e coleções na sua dimensão informacional, compreendendo as etapas de identificação, catalogação, descrição, conservação e disponibilização on-line dos acervos culturais.

De maneira geral, a linha busca promover habilidades técnicas para o gerenciamento de acervos de valor histórico, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados para atuarem no desenvolvimento de projetos integrados de organização/acesso e conservação/preservação do patrimônio cultural.