Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo
  • Cadernos de laboratório

    Resultado do projeto "As ciências biomédicas e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz: uma análise dos arquivos institucionais e pessoais", o vídeo "Cadernos de laboratório" tem a participação de arquivistas, historiadores e pesquisadores da Fiocruz. A importância dos arquivos, para que servem e a dimensão cultural da ciência são temas presentes neste trabalho, que teve seu projeto contemplado no Edital Papes VII / Jovem Cientista - Fiocruz/CNPq, em 2014. A concepção é Paulo Elian, historiador e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e o vídeo conta com a direção de Cristiana Grumbach.

  • Carlos Chagas na Amazônia

    O vídeo "Chagas nos rios Negro e Branco", de 1995, integra o projeto "Revisitando a Amazônia de Carlos Chagas: da borracha à biodiversidade", que refaz a expedição científica de Carlos Chagas à Amazônia, em 1912. Os pesquisadores entrevistam moradores das comunidades ribeirinhas, vilas e cidades e profissionais de saúde enquanto percorrem o trajeto realizado por Carlos Chagas e apresentam um panorama da situação médico sanitária da Amazônia, comparando a situação do início do século com a atual. Os diretores Eduardo Vilela Thielen e Fernando Dumas intercalam trechos do relatório da expedição de Chagas com a voz dos pesquisadores.

    Registros da atuação de Oswaldo Cruz (1872-1917) no combate a epidemias; o primeiro esboço do Pavilhão Mourisco, edificação símbolo da Fiocruz; fotografias de insetos em Lassance, Minas Gerais, onde Carlos Chagas (1879-1934) descobriu, em 1909, a doença que leva seu nome; diários das expedições científicas ao Norte e Nordeste, no início do século 20, entre milhares de outros documentos, integram o arquivo histórico sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz.

    Com mais de 100 fundos e coleções, datados de 1803 aos dias atuais, o arquivo histórico constitui um repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil, em especial, da Fiocruz. Além dos fundos produzidos e acumulados pelos institutos que, em 1970, passaram a integrar a Fiocruz, o arquivo histórico abriga documentos de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos que participaram da formulação e execução de políticas públicas de saúde, além de parcelas de arquivos de instituições da área.

    Consulta ao acervo

    Consulta Presencial

    A consulta é realizada na Sala de Consulta, mediante agendamento pelo Portal do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br)

    Consulta Digital

    Visita Guiada ao Arquivo Histórico

    A visita é realizada para grupos de até 10 pessoas. Não é necessário fazer agendamento.

    Produtos de Divulgação