Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

estrutura curricular

MATRIZ CURRICULAR - MESTRADO

Disciplinas
1 Período 2 Período 3 Período 4 Período
Seminário de Pesquisa I (04 créditos – 120 horas)Seminário de Pesquisa II (04 créditos- 120 horas)Seminário de Pesquisa III (*) (08 créditos – 240 horas)O aluno deverá cumprir 08 (oito) créditos em disciplinas eletivas/Tópicos Especiais ou em disciplina externa.
História e Historiografia das Ciências (04 créditos – 120 horas)História e Teoria Social (04 créditos – 120 horas)O aluno deverá cumprir 08 (oito) créditos em disciplinas eletivas/Tópicos Especiais ou em disciplina externa.Título
História e Historiografia da Saúde Pública (04 créditos – 120 horas)O aluno deverá cumprir 08 (oito) créditos em disciplinas eletivas/Tópicos Especiais ou em disciplina externa.Título
Título
total: 48 créditos

(*) Período de realização do Exame de Qualificação que deve ser feito até o último dia útil de abril. A aprovação na disciplina pressupõe a aprovação neste exame.

MATRIZ CURRICULAR - DOUTORADO

Disciplinas
1 Período 2 Período 3 Período 4 Período
textotextotextotexto
textotextotextotexto
textotextotextotexto
total: 96 créditos

(*) Texto

MESTRADO E DOUTORADO

  • Encontro às Quintas constitui atividade obrigatória para os alunos do curso de mestrado no primeiro semestre letivo e, para os alunos de doutorado, nos dois primeiros semestres letivos. A frequência mínima a esta atividade é de 75%. O cumprimento desta atividade é necessário para a aprovação nas disciplinas Seminário de Pesquisa I (mestrado) e Seminários de Pesquisa V e VI (doutorado).
  • Os créditos obtidos de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-graduação, reconhecidos pela Capes, poderão ser revalidados, a critério da Comissão de Pós-Graduação, mediante solicitação do aluno e apresentação de documentos comprobatórios. Caso a disciplina tenha menos do que 04 (quatro) créditos, ela poderá ser revalidada, mas o aluno terá que cursar outra disciplina de modo a integralizar os créditos exigidos para a conclusão do curso. Não serão revalidadas as disciplinas cursadas há mais de 04 (quatro) anos a contar do ano de matrícula do aluno no Programa. 

DISCIPLINAS 1º Semestre de 2024 - MESTRADO E DOUTORADO

Disciplina Status Código da Disciplina Curso Local/Sala Dia/Horário Professores Responsáveis
Teoria e Metodologia de Pesquisa Obrigatória 120 horas 04 Cr MPAT017 Mestrado/Doutorado 2023 CDHS Sala 308 Quinta-feira13:30h – 17:00h Sala 304 Ana Luce Soares de Lima e Renato da Gama Rosa Costa 120 horas 04 Cr
Teoria e Metodologia de Pesquisa Obrigatória 120 horas 04 Cr MPAT017 Mestrado/Doutorado 2023 CDHS Sala 308 Quinta-feira13:30h – 17:00h Sala 304 Ana Luce Soares de Lima e Renato da Gama Rosa Costa 120 horas 04 Cr
Teoria e Metodologia de Pesquisa Obrigatória 120 horas 04 Cr MPAT017 Mestrado/Doutorado 2023 CDHS Sala 308 Quinta-feira13:30h – 17:00h Sala 304 Ana Luce Soares de Lima e Renato da Gama Rosa Costa 120 horas 04 Cr

Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu poderão matricular-se em disciplinas.
Alunos(as) ouvintes – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu, poderão matricular-se em Disciplinas desde que haja vaga e a juízo do professor responsável pela disciplina.

INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

O(a) aluno(a) deverá solicitar semestralmente matrícula nas disciplinas obrigatórias, eletivas e seminários de orientação, dentro dos prazos estabelecidos nos Calendários acadêmicos semestrais, pela plataforma SIGA, disponível no endereço http://www.sigass.fiocruz.br.

É exigido dos(as) alunos(as) matriculados(as) a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e atividades programadas.

O (a) aluno(a) poderá se inscrever em disciplinas oferecidas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES/MEC e, posteriormente, solicitar a validação dos créditos.

Serão aceitas inscrições de candidatos nas disciplinas oferecidas nas seguintes situações:

  • Alunos(as) regulares – alunos(as) do Programa de Pós-graduação em Preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da Saúde.
  • Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da FIOCRUZ; e alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e privadas. Poderão matricular-se em disciplinas obrigatórias e eletivas.
  • Alunos(as) especiais – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu. Estes alunos poderão matricular-se apenas em disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, sendo uma por ano e no máximo por 2 (dois) anos.

REVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS

Os créditos obtidos de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação, reconhecidos pela Capes, poderão ser revalidados a critério da Comissão de Pós-Graduação, mediante solicitação do(a) aluno(a) e apresentação de documentos comprobatórios (Declaração do Programa/Nota, Ementa da disciplina).Não serão revalidados os créditos obtidos há mais de 04 (quatro) anos em qualquer programa de pós-graduação, a contar do ano de ingresso do aluno no PPGPAT.

CANCELAMENTO E TROCA DE INSCRIÇÃO DE DISCIPLINAS

O(a) aluno(a) poderá solicitar o cancelamento de inscrição em disciplina ou a sua substituição, desde que a solicitação seja feita dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico semestral e segundo os critérios estabelecidos pela Coordenação de Pós-Graduação.