Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Texto de pesquisador da COC recebe menção honrosa em encontro nacional de arquitetura

29 set/2012

O capítulo Arquitetura Hospitalar em São Paulo, que faz parte do livro História da Saúde em São Paulo: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958), recebeu menção honrosa no II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (II Enanparq). O capítulo é assinado pelo doutor em urbanismo Renato Gama-Rosa Costa, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O livro, publicado pelas Editoras Fiocruz e Manole, pertence à Coleção História & Patrimônio da Saúde – fruto de um amplo programa de pesquisa e identificação do patrimônio arquitetônico e documental de hospitais e outras instituições de assistência médica, assim como de institutos de pesquisa científica, criados no Brasil entre o início do século 19 e a década de 1950.

 

capahistoriasaudesp

O II Enanparq – realizado em setembro na cidade de Natal (RN) – analisou as relações da área de arquitetura e urbanismo com a sociedade contemporânea. Durante o encontro, houve premiações em cinco categorias: tese, dissertação, artigo em periódico, livro e capítulo de livro. O capítulo Arquitetura Hospitalar em São Paulo é baseado na produção de determinados profissionais cujas trajetórias ajudam a compreender a transformação da arquitetura hospitalar na capital paulista: Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928); Ernesto de Sousa Campos (1882-1970); e Rino Levi (1901-1965).

 

No período abordado no capítulo, os espaços de saúde, sobretudo os hospitalares, passavam do modelo pavilhonar (de influência europeia) para o modelo monobloco (de origem norte-americana). “Em certa medida, o espaço hospitalar procurava responder às mudanças de paradigmas sanitários e médicos pelos quais passava o mundo ocidental”, afirma Renato Gama-Rosa. “Essa trajetória também aponta para uma gradual mudança dos atores envolvidos nos projetos dos edifícios hospitalares, quando o protagonismo dos médicos foi substituído pelo dos arquitetos e engenheiros”, acrescenta o autor.

 

Além do livro sobre São Paulo, organizado pelas pesquisadoras Maria Lucia Mott e Gisele Sanglard, a Coleção História & Patrimônio da Saúde reúne também coletâneas sobre Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Saiba mais no site da Editora Fiocruz.