Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Seminário internacional debate a história das relações entre Brasil e Alemanha
Vinte e quatro pesquisadores de Brasil, Alemanha, Espanha, Israel e Itália, de 17 diferentes instituições, estarão juntos para tratar de temas como refugiados, saúde e crise climática, ciências naturais e sociais e saúde mental

Seminário internacional debate a história das relações entre Brasil e Alemanha

Inscrições para o evento, que será realizado dias 26 e 27 de setembro na Casa de Oswaldo Cruz, poderão ser feitas a partir de agosto

10 jul/2024

Início do conteúdo

As relações entre Brasil e Alemanha, em suas diferentes expressões, serão tema de um evento internacional na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) nos dias 26 e 27 de setembro. As inscrições deverão ser realizadas de 15/08 a 01/09 pelo site do campus virtual e as vagas são limitadas. 

O 1º Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Circulação, Intercâmbio, Zonas de Contato coincide com o bicentenário da imigração alemã no Sul do Brasil e abordará a complexidade das relações entre os dois países. Vinte e quatro pesquisadores de Brasil, Alemanha, Espanha, Israel e Itália, de 17 diferentes instituições, estarão juntos para tratar de temas como refugiados, ecologia, debate sobre vetores, saúde e crise climática, ciências naturais e sociais, saúde mental e política, além de metodologias que envolvem arquivos dos dois lados do Atlântico.

As pesquisas de naturalistas alemães no Brasil desde o século 18, as trocas entre os dois países no que tange a ciências naturais e sociais, além de temas mais contemporâneos como ecologia e crise climática, estão entre os assuntos que serão discutidos no primeiro dia do seminário. Na conferência de abertura, os professores Stefan Rinke e Karina Kriegesmann, da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin), apresentarão uma edição crítica da obra de Hugo Gensch A educação de uma criança índia, de 1908, sobre a adoção de uma criança indígena pelo médico alemão.

Os arquivos históricos, as guerras, refugiados e reparações serão temas de debate no segundo dia. A conferência de encerramento, ministrada por Avraham Milgram, que trabalhou mais de 30 anos como historiador do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, irá se dedicar aos chamados “judeus do Vaticano”, refugiados que conseguiram vir para o Brasil por meio de negociações com a Santa Sé.

Para Cristiana Facchinetti, pesquisadora da COC e uma das organizadoras do evento, o seminário amplia as possibilidades de debates sobre a vida social, os diferentes contextos históricos e as relações Brasil-Alemanha tecidas ao longo desses 200 anos, dando visibilidade a problemas de pesquisa advindos da expertise acumulada do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Fiocruz. “Com essa ‘circulação, intercâmbio, zonas de contato’ busca-se conformar debates bastante originais sobre esses cruzamentos bilaterais que, esperamos, devem provocar e abrir o campo para novas investigações,” diz Facchinetti.

O seminário também tem como objetivo construir pontes entre instituições brasileiras e de outros países. A organização do evento é fruto de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim, que inaugura na ocasião uma parceria formal sob forma de um convênio com a Fiocruz. A Universidade de Vigo, Espanha, recentemente também formalizou convênio com a FIOCRUZ e participa do comitê organizador. O evento, que será realizado em formato híbrido, também contará com a transmissão das mesas ao vivo via streaming em português e inglês no canal da COC no YouTube e os conteúdos serão disponibilizados online de forma permanente.

Confira o programa completo do evento:

1º Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Circulação, Intercâmbio, Zonas de Contato

26/09/2024

9h – Conferência de Abertura

Entre Humanitarismo e Civilização: Uma edição crítica germano-portuguesa de “A Educação de uma Criança Índia (1908) de Hugo Gensch
Conferencistas: Prof. Stefan Rinke (FU-Berlim, Alemanha) e Dra. Karina Kriegesmann (FU-Berlim, Alemanha)

Moderadora: Profa. Magali Romero de Sá – COC/FIOCRUZ, Brasil

11h15 – História natural e ciências naturais: Brasil e Alemanha (séculos 18 a 20)

Participantes: Karen Lisboa (USP, Brasil); Miriam Junghaus (Rio de Janeiro, Brasil); Sylk Schneider (Weimar, Alemanha); Thomás A. Santoro Haddad (USP, Brasil)

Moderador: Luiz Montez (UFRJ, Brasil)

15h – Do Cosmos ao Antropoceno: a sociobiodiversidade amazônica nas relações Brasil-Alemanha

Participantes: André Felipe Cândido da Silva (COC/FIOCRUZ, Brasil); Erik Petschelies (UFRJ, Brasil); Gabriele Herzog-Schröder (LMU Munique, Alemanha); Nelson Sanjad (UFPA/MPEG, Brasil)

Moderadora: Dominicchi Miranda de Sá C(OC/FIOCRUZ, Brasil)

27/09/2024

9h – O arquivo como fonte de pesquisa histórica – relações Brasil e Alemanha

Participantes: Carlos Heiss (Museu do Holocausto de Curitiba, Brasil); Igor Gak (UNI-Rio, Brasil); Marcus Vinícius Silva (FIOCRUZ, Brasil)

Moderador: Paulo Elian (COC/ FIOCRUZ)

11h15 – As guerras nas relações Brasil-Alemanha

Participantes: Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ); Martin Baumeister (GHI – Roma, Itália); Stefan Rinke (FU-Berlim, Alemanha)

Moderador: André Felipe Cândido da Silva (COC/FIOCRUZ, Brasil)

15h – Refugiados: trajetórias entre Brasil e Alemanha

Participantes: Cristiana Facchinetti (COC/ FIOCRUZ, Rio de Janeiro); Karl Schurster (UFPE, Pernambuco e Universidade de Vigo, Espanha); Pedro Muñoz (PUC-Rio e Universidade Livre de Berlim, Alemanha).

Moderador: Gilberto Hochman, COC/FIOCRUZ, Brasil

17h – Conferência de encerramento

Os Judeus do Vaticano: A tentativa de salvação dos Católicos – não arianos – da Alemanha ao Brasil através do Vaticano (1939-1942)
Conferencista.: Avraham Milgram (Yad Vashem, Jerusalem)

Moderadora: Cristiana Facchinetti, COC/FIOCRUZ, Brasil

Realização:

Casa de Oswaldo Cruz – COC-Fiocruz

Comitê organizador:

Cristiana Facchinetti  e Magali Romero Sá – COC-Fiocruz

Stefan Rinke – FU-Berlim

Karl Schurster – Universidade de Vigo/ Universidade de Pernambuco

Óscar Ferreiro-Vázquez – Universidade de Vigo

Apoio institucional: 

Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura – UNESCO