Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Seminário discute trajetória, conquistas e desafios do SUS

19 out/2022

A sobrecarga no atendimento e na ocupação de leitos colocam em xeque, todos os dias, a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). Em meio à enxurrada de críticas, muitas pessoas têm pouca ou nenhuma ideia da importância social, econômica e cultural do SUS, conquista do povo brasileiro garantida pela Constituição Federal de 1988, e tábua de salvação, durante a pandemia da Covid-19.

Para ampliar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e fomentar discussões relacionadas ao tema, a Casa de Oswaldo Cruz promove no dia 24 de outubro, a partir das 9h, o seminário Acesso à Saúde. O evento, que será transmitido pelo Youtube da Casa de Oswaldo Cruz e comemora o Dia do Servidor Público, contará com duas palestras:

A trajetória da saúde pública no Brasil: conquistas e desafios
Luiz Antonio Teixeira
Doutor em História e Mestre em Saúde Coletiva. Pesquisador do Departamento de Pesquisa da COC e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança do Instituto Fernandes Figueira e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá  

Os processos que historicamente levaram ao SUS e as diferentes conexões entre eventos, atores e instituições que produziram transformações na formação do sistema de saúde hoje existente é o tema da palestra do pesquisador Luiz Antonio Teixeira. Em pauta, ainda, os diversos problemas que afetaram a população e as potencialidades e desafios da saúde que estão à frente. Para tanto, Teixeira discutirá temas relevantes da história da saúde no Brasil em seus diversos períodos, com foco nas questões e ações que se desenrolaram no século 21.  

SUS: estrutura, princípios e como funciona
Nercilene Monteiro
Doutora em Saúde Coletiva, vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Casa de Oswaldo Cruz, e coordenadora da Unidade de Aprendizagem – Gestão na Administração Pública do Curso de Especialização em Gestão Acadêmica 2022.  

Na segunda palestra que compõe o seminário, Nercilene Monteiro apresenta a diferença entre outros sistemas de saúde, a estrutura de funcionamento do SUS, os princípios e características inovadoras, o financiamento e as formas de utilização do SUS.