Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Roraima é o primeiro estado depois do Rio de Janeiro a montar a exposição “Elementar – a química que faz o mundo”

14 out/2011

A exposição “Elementar – a Química que faz o mundo” cumpre temporada até novembro no auditório do Centro de Ciências Administrativas e Jurídicas da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista. Do Rio, onde foi visitada – entre abril e setembro – por cerca de 10 mil pessoas no Museu da Vida, a mostra viajou até a região Norte do país. Nesse novo espaço, onde segue em comemoração ao Ano Internacional da Química, a exposição ganhou 250 metros quadrados de área com painéis, módulos interativos, atividade com novas tecnologias e uma bancada onde são feitas experiências desenvolvidas pelo Museu, em parceria com a Sociedade Brasileira de Química. A inauguração está marcada para quarta-feira, dia 19, às 16h30. A iniciativa é do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química – Regional Roraima (SBQ-RR).

 

 

expo_quimica_tabela_periodica_foto_peter_ilicciev

A enorme tabela periódica interativa com 118 pequenos cubos contém
informações sobre cada um dos elementos químicos e um código. Colocado
em um compartimento , uma leitora ótica lê o código e aciona um vídeo
fornecido pela The Nottingham University (Reino Unido) com explicações.
Foto de Peter Ilicciev.

 

Na exposição o visitante poderá interagir com a tabela periódica, formar moléculas virtuais, magnetizar o ferro fluido, mostrando que química está em nosso dia-a-dia. Entre os destaques, uma tabela periódica interativa gigante apresentando ao visitante as várias características e aplicações de cada elemento químico. Crianças e adultos também podem combinar átomos para formar moléculas em 3D, além de colocar as mãos na massa em outros módulos interativos e oficinas que compõem a mostra.

 

Curiosidades sobre como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos, as aplicações da química na medicina, na nanotecnologia e no desenvolvimento de novos materiais e combustíveis também são abordadas. A exposição fica em cartaz até 30 de novembro, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, no auditório do CECAJ – Bloco II do Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima.