Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Relação entre educação, arte e cidade nas favelas do Rio é tema de palestra na COC

12 ago/2014

A artista, arquiteta e urbanista Laura Taves é a próxima palestrante convidada do curso ‘A arte e a técnica do afresco’. No dia 18 de agosto, às 14h, ela falará sobre a relação entre educação, arte e cidade, na Tenda da Ciência, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, no Rio (Av. Brasil, 4.365).

Laura é co-fundadora da Azulejaria, um coletivo de artistas, artesãs e educadoras que, por meio da arte, educação e cultura, procura discutir a cidade e suas fronteiras sociais, culturais e urbanas. O grupo desenvolve projetos envolvendo a população de vários bairros da capital fluminense, entre os quais a criação de um painel artístico para o muro do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC), a palestra visa a apresentar experiências que relacionem educação e arte em comunidades do Rio, tema que está na pauta do curso A arte e a técnica do afresco. A proposta de trabalho de conclusão do curso inclui a execução, por todos os alunos, de afrescos nos arredores dos campi da Fiocruz em Manguinhos e Jacarepaguá, com a participação de moradores.

O projeto trouxe à Fiocruz o artista plástico Lydio Bandeira de Mello como mentor e professor titular desse curso.Patrocinado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, as atividades têm por objetivo garantir a perpetuação dos conhecimentos sobre a técnica do afresco.