Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pesquisadora da COC lança livro sobre a participação histórica das mulheres no Brasil

11 ago/2023

 

As contribuições de mulheres das mais variadas origens e perfis para a ocupação do espaço público, o acesso à educação e a obtenção dos direitos civis são os temas do livro Mulheres no Brasil: como chegamos até aqui, organizado pela psicanalista, professora e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Cristiana Facchinetti. Editada pela Andrea Jakobsson Estúdio, a obra será lançada na Livraria Travessa, no Leblon, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, a partir das 18h, com palestra dos autores e sessão de autógrafos.

Com a proposta de homenagear as mulheres do passado e abrir um diálogo com as mulheres de hoje, o livro apresenta, de maneira acessível e abrangente, oito ensaios sobre o percurso de mulheres brasileiras nos últimos cem anos. Em uma leitura atualizada e contemporânea da história do Brasil, o conjunto de textos demonstra como as mulheres conquistaram protagonismo e centralidade, seguindo desde o processo de modernização das grandes cidades com a instauração da República ao final do 19 até o início do século 21.

Organizadora do livro, Cristiana Facchinetti também assina um dos artigos do livro, ao lado da historiadora e pós-doutoranda da Casa de Oswaldo Cruz Eliza Toledo. Em “Modernidade e controle social no Brasil: o caso da psiquiatria (1890–1940)”, as autoras analisam como os movimentos de luta e resistência femininos eram percebidos “como indicativos de adoecimento físico e mental". Neste sentido, a narrativa acompanha a trajetória de algumas mulheres que romperam com valores tradicionais, discutindo suas origens e seus diferentes destinos.

De acordo com Cristiana Facchinetti, a proposta do livro é promover o diálogo de profissionais da área de história com o grande público, a partir de uma linguagem acessível e atrativa:

"Nós queremos demonstrar, por meio de séries de pesquisas acadêmicas de fôlego, o modo pelos quais os direitos adquiridos pelas mulheres brasileiras foram parcial e desigualmente conquistados em meio a lutas e resistências que, muitas das vezes, garantiram a amnésia de suas presenças nas diversas áreas de atuação na sociedade. É preciso conhecer que os direitos que as mulheres possuem hoje não foram dados "naturalmente", mas conquistados por meio de muita luta e negociação", afirma.

Lançamento do livro Mulheres no Brasil: como chegamos até aqui
Organização: Cristiana Facchinetti (COC/Fiocruz)
Autores: Ana Cláudia Suriani da Silva, Ana Maria Jacó-Vilela, Ana Paula Cavalcanti Simioni, Cristiana Facchinetti, Denise Nacif Pimenta, Eliza Toledo, Fernanda Rodrigues de Miranda, Giselle Venancio, Maria Claudia Bonadio, Maria Cláudia Novaes Messias, Polyana Aparecida Valente, Tania Regina de Luca, Tatiana de Carvalho Castro
Editora: Andrea Jakobsson Estúdio
Dia: 16/8/2023
Horário: 18h (palestra dos autores), 19h (autógrafos)
Local: Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Shopping Leblon, Rio de Janeiro, RJ)