Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Patrimônio cultural e memória serão debatidos na COC

04 jun/2019

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove na próxima quinta-feira (13/06) a mesa redonda ‘O uso de réplicas do patrimônio cultural como suporte da memória’. O objetivo do evento é discutir o uso de réplicas no patrimônio cultural, abordando o conceito e o valor documental, além de aspectos sobre a conservação e restauração. Realizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da COC, o encontro recebe as especialistas Christina Penna, Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro e Sheila Mendonça de Souza.

O evento será realizado às 10h, na sala 304 do Centro de Documentação em História da Ciência e da Saúde, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro). Para participar não é necessário se inscrever previamente. ‘As moldagens do Museu Nacional de Belas Artes: uma restauração desafiadora’, ‘Réplicas de gesso: técnica, materiais e aspectos de conservação’ e ‘Uma experiência com as réplicas da coleção Egípcia do Museu Nacional do Rio de Janeiro’ serão os temas abordados durante o encontro.

Responsável pelos serviços de restauração das esculturas de gesso do Museu Nacional de Belas Artes, Christina Penna vai apresentar o tema ‘As moldagens do Museu Nacional de Belas Artes: uma restauração desafiadora’. A historiadora, que  atuou na catalogação do acervo de Candido Portinari e de Arthur Bispo do Rosário, colabora, desde 2012, com Museu de Imagens do Inconsciente e, desde 2017, com o Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea. 

Com experiência na área de Artes, com ênfase em escultura e conservação e restauração de bens móveis e integrados escultóricos, Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro irá debater 'Réplicas de esculturas clássicas em gesso: técnicas, materiais e aspectos de conservação'. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a especialista é membro do International Council of Museums (ICOM) e do Conselho Administrativo (gestão 2017-2019) da Associação Brasileira de Conservadores-restauradores de Bens Culturais – ABRACOR.

Para falar sobre a atividade de escaneamento e reprodução de material histórico no Museu Nacional, Sheila Mendonça de Souza apresentará ‘Uma experiência com as réplicas da coleção Egípcia do Museu Nacional do Rio de Janeiro’. Vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Sheila atua na área de bioarqueologia e em projetos de pesquisa com coleções arqueológicas de diversas instituições nacionais e internacionais, e possuí dezenas de publicações sobre o assunto. Sheila tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em anatomia normal e patológica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: paleopatologia, paleoepidemiologia, arqueologia e pré-história.