Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Patrimônio audiovisual em saúde é tema de seminário promovido pela COC e pelo Icict

03 nov/2015

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem em 13 de novembro, das 9h às 12h30, o 1º Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz. O evento, que visa discutir a importância dos acervos audiovisuais como patrimônio da saúde e debater estratégias para sua preservação, acontece no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Manguinhos, no campus principal da Fiocruz no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365).

Salvaguardar audiovisuais em saúde: um desafio para a preservação e para a pesquisa em saúde será o tema debatido pelos pesquisadores Dilene Raimundo do Nascimento (COC/Fiocruz), Silvia Santos (Fiocruz Pernambuco) e Eduardo Thielen (VideoSaúde), sob a mediação do conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), Hernani Heffner. Na a abertura, estarão presentes os diretores do Icict, Umberto Trigueiros, e da COC, Paulo Elian, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade.

Aberta ao público, a atividade integra as comemorações do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, celebrado em 27 de outubro. A data, oficializada na 33ª Conferência Geral da Unesco em 2005, visa chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro.

Tema de caráter interdisciplinar, que envolve profissionais como historiadores, arquivistas, bibliotecários e químicos, entre outros, a preservação dos arquivos audiovisuais tem sua importância reconhecida pela Unesco e é essencial para a construção integral da identidade cultural das nações, uma vez que tais acervos são parte do patrimônio cultural dos povos.

Uma série de desafios estão colocados para a salvaguarda e a ampliação do tempo de vida desse patrimônio cultural, entre os quais os custos elevados. O desenvolvimento de novos processos tecnológicos como a digitalização, a migração de mídias, a catalogação e a restauração podem ser ferramentas fundamentais nesse processo.

Serviço:

1º Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi | Biblioteca de Manguinhos | Campus da Fiocruz
Av. Brasil, 4.365 | Manguinhos | Rio de Janeiro
Horário: 9h às 12h30