O museu itinerante será montado na área em frente à prefeitura de Mesquita, cidade situada a 24 quilômetros do Rio. Foto: Vinicius Pequeno |
O caminhão levando os módulos interativos do projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” estaciona esta semana em Mesquita, na Baixada Fluminense. Entre as atrações de graça oferecidas, há o girotech – um simulador de movimento parecido com o usado para treinar astronautas da Nasa -, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a miniusina, a casa maquete, os tubos musicais, oficinas e multimídia. O museu itinerante será montado na área em frente à prefeitura da cidade, situada a 24 quilômetros do Rio de Janeiro. As atividades começam nesta quarta-feira, dia 17, às 9h, quando ocorre a abertura do evento no espaço que fica na Rua Artur Oliveira Vecchi, nº 120, no Centro.
De acordo com dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população local é de pouco mais de 168 mil habitantes. O IBGE informa ainda que a cidade possui 24.584 estudantes no ensino fundamental e 7.540 alunos no ensino médio.
O projeto é coordenado pelo Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz. Em seis anos percorrendo a região sudeste do país, o veículo esteve em mais de 60 municípios e recebeu público superior a 450 mil pessoas. O projeto Ciência Móvel tem patrocínio da Sanofi e parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos (Fiocruz). Mais informações no site: www.museudavida.fiocruz.br/cienciamovel .
Serviço
“Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”
Abertura: 17 de abril – às 9 horas.
Visitação: até 20 de abril – das 8h às 17h, com intervalo das 12h às 14h.
Dia 18 de abril: até às 20h, com intervalo das 17h às 18h.
Dia 20 de abril (sábado): até às 12h.
Local: Rua Artur Oliveira Vecchi, nº 120 – Centro.