Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

#Museóloga na Fiocruz? #Temos!

15 maio/2023

{igallery id=4844|cid=244|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

As pessoas devem estar se perguntando: Mas, na Fiocruz não atuam somente cientistas? O que tem a ver um museólogo com a Fiocruz? Tem muita coisa a ver! Com a palavra, a museóloga Mayara Manhães de Oliveira: “Eu fico muito realizada quando presencio a reação das pessoas diante dos objetos que preservamos – itens históricos, como o jaleco e a caneta tinteiro de Oswaldo Cruz, por exemplo – e que ajudam a contar a história das ciências e da saúde pública no Brasil.

A Fiocruz nos permite mil e uma possibilidades na área de patrimônio cultural e museologia. Isso me deixa muito satisfeita!

 

 As áreas de patrimônio cultural e de museologia começaram a me chamar a atenção quando, ainda no ensino médio, tive a oportunidade de estagiar em museu. Estudando museologia, conheci a diversidade no mundo dos museus – incluindo os de ciência. Sempre gostei de trabalhar tanto com objetos quanto com os públicos e, aqui na Casa de Oswaldo Cruz, me sinto realizada. 

No Serviço de Museologia desde 2015, atuo na preservação e gestão do acervo, que conta com itens históricos que datam do início do século 20 e até objetos mais recentes. Fazem parte do dia a dia de atividades o tratamento técnico de objetos, manutenção preventiva de itens em exposições (também daqueles emprestados, como o da foto), documentação na base de dados, inspeção da reserva técnica – espaço responsável pela guarda do acervo museológico – e a gestão de riscos. É muito interessante ver como os visitantes têm curiosidade pelo trabalho de ’bastidores’ e como acontece a interação entre eles e os profissionais de preservação.

O ’meu lado pesquisadora’ também foi aguçado e está muito misturado com minha atuação técnica. Na especialização e no mestrado em Divulgação Científica pesquisei sobre o acesso público a reservas técnicas de museus. Junto aos colegas de trabalho, pude contribuir para o desenvolvimento de exposições, elaboração de documentos institucionais e planos museológicos. Vocês podem ver que a Fiocruz nos permite mil e uma possibilidades na área de patrimônio cultural e museologia.