O professor Mario Carlón, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), ministra o curso A midiatização das sociedades contemporâneas: desafios teórico-metodológicos para estudos sobre saúde e divulgação científica, na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e no Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O curso é uma parceria dos programas de pós-graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e de História das Ciências e da Saúde (ambos da Casa de Oswaldo Cruz) e do programa em Informação e Comunicação em Saúde, do Icict. As aulas – apenas para os estudantes da Fiocruz e ouvintes – estão acontecendo no prédio da Fiocruz do campus Maré e no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus Manguinhos, no Rio. Elas abordam temas centrais da transformação do contexto contemporâneo, em que todos os campos sociais se encontram afetados pelo incremento da midiatização e pela irrupção de novas formas de circulação de sentido.
Contemplado pela chamada de cursos de curta duração com abrangência internacional – 2022, da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, o curso tem como objetivos fornecer aos alunos uma abordagem dos estudos de midiatização e circulação, enfocando aspectos teóricos e metodológicos, dar subsídios para a compreensão das práticas comunicativas midiatizadas e suas interrelações com os temas da saúde e da divulgação científica.
Com a iniciativa, a Fiocruz visa fortalecer a internacionalização dos seus programas de pós-graduação e a valorização de redes de pesquisa entre instituições do eixo sul-sul, promovendo a consolidação de um pensamento latino-americano com características teórico-epistemológicas próprias e a formação de pesquisadores em tema comum aos programas proponentes.