Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Mesa-redonda aborda técnicas de levantamento do patrimônio material em 18/11

16 nov/2016

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 18 de novembro, de 9h30 a 13h, a mesa-redonda Técnicas de levantamento do patrimônio material – do tradicional ao virtual. O evento acontece no Espaço Adorcino Pereira da Silva, na Oficina Escola de Manguinhos, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil 4.365).

Durante a atividade, serão apresentadas e comparadas as técnicas tradicionais e as atuais de levantamento, registro e documentação do Patrimônio Artístico e Arquitetônico no Rio de Janeiro. Coordenada por Cristina Coelho, do Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, a mesa-redonda, integrante da 6ª Semana Fluminense do Patrimônio, é aberta ao público.

Participam da atividade o chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, Daniel Moreira; o arquiteto Jorge Astorga, professor da UFRJ e da Universidade Estácio de Sá; a arquiteta, restauradora e especialista em escaneamento laser Simone Viana Siqueira; o arquiteto, restaurador e especialista em fotogrametria Adolfo B. Ibañez Vila; e a arquiteta Catherine Gallois, do Iphan.

Programação

9:30 – Daniel Moreira – Desafios no registro do Patrimônio da Fiocruz: Os desafios no levantamento e registro do patrimônio arquitetônico, urbanístico e arqueológico da Fiocruz, na trajetória do DPH;

9:50 – Jorge Astorga Garro – Técnicas tradicionais de Levantamento: os trabalhos e os resultados da aplicação da técnica através da sua experiência profissional;

10:30 – Simone Viana Siqueira e Vitor Garcia – Técnica de Levantamento e Modelagem com Laser Scanner:descrição da técnica do levantamento com Laser Scanner e modelagem 3D, mostrando resultados práticos da aplicação da técnica na sua experiência profissional;

11:10 – Adolfo B. Ibañez Vila – Técnica de Levantamento e Modelagem com Fotogrametria Digital:descrição sobre a metodologia da Fotogrametria 3D tanto aérea como terrestre, mostrando alguns exemplos de sua experiência profissional, e suas aplicações como a Impressão 3D.

11:50 – Catherine Gallois – O papel das novas tecnologias na proteção do patrimônio:discutir a importância das novas tecnologias na preservação do patrimônio cultural sob a ótica dos órgãos de proteção.

12:20 – Jorge Astorga Garro – O Virtual e as novas Realidades: os novos modelos e as realidades no projeto de restauração e preservação.

12:40 – Debate

13:00 – Encerramento