Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Medellín recebe 14º Congresso da RedPOP em 2015

01 out/2014

Até 31 de outubro, pode ser apresentado o resumo de trabalhos para o 14º Congresso da RedPOP – a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe, criada pela Unesco. Com o tema “Arte, tecnologia e ciência: novas maneiras de conhecer”, o evento ocorre de 25 a 29 de maio de 2015, no Parque Explora, em Medellín, na Colômbia. O Congresso marca a reunião bianual da entidade e, também, pretende servir de palco para a troca de experiências e conhecimentos por parceiros de toda a região no campo da divulgação científica. Representantes de várias partes do mundo já confirmaram presença. Estarão na cidade colombiana conferencistas como Jorge Volpi, do México, Nicolas Witkowski, da França, María Acaso e Mônica Bello, da Espanha, e Stephen Ferry, dos Estados Unidos.

Pesquisadora do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Luisa Massarani é diretora da RedPOP. Ela ressalta a importância do encontro e afirma que os países da região têm desafios parecidos na área.

“O evento ocorre a cada dois anos, e no campo da divulgação científica é o mais importante da região. Portanto, é uma oportunidade única para compartilhar experiências e interagir com profissionais e acadêmicos em divulgação científica dos países vizinhos, que possuem desafios parecidos aos nossos”, afirma Luisa Massarani. Em particular, “o grupo que lidera o Congresso de 2015 é jovem, muito ativo e criativo em Medellín, o que traz grandes expectativas para o evento”, acrescenta.

Na cidade colombina, serão postas em discussão perguntas como: as fronteiras entre línguas e visões de mundo são difusas? Ciência? Tecnologia? Arte? como utilizar a arte para falar de ciência? como usar a tecnologia para desenvolver uma obra de arte?

Os membros da RedPOP têm mais de 20% de desconto na inscrição. Quem se associar agora, terá quitada a anuidade de 2015. Os interessados em se associar podem enviar mensagem para: <redpopdireccion@gmail.com>.

A primeira edição do Congresso foi organizada em novembro de 1990, no Rio de Janeiro. Desde então várias cidades da América Latina receberam eventos da entidade, como Bogotá (Colômbia), La Plata (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

“Do ponto de vista da RedPOP, estamos atraindo novos membros para a Rede, que podem se unir a este movimento em favor da divulgação científica na América Latina e ainda ganhar descontos na inscrição do evento”, destaca Luisa Massarani. Mais informações, no site: http://www.parqueexplora.org/redpop2015

Sobre o Parque Explora

O local do 14º Congresso da RedPOP é um centro interativo para a apropriação e divulgação de ciência e tecnologia, ocupando 22 mil metros quadrados de área. Desenvolve cerca de 300 experiências interativas, com auditório para projeções em 3D e estúdio de televisão, entre outras atividades.