Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Jeferson Mendonça
imagem de Loja do Museu da Vida Fiocruz celebra a ciência e valoriza a memória
Lojinha do Museu da Vida Fiocruz reúne diversos produtos exclusivos

Loja do Museu da Vida Fiocruz celebra a ciência e valoriza a memória

Haendel Gomes

11 jul/2024

Início do conteúdo

Em cores fortes e com influência da pop art, camisetas, canecas e bótons trazem o rosto do cientista brasileiro mais lembrado na atualidade: Oswaldo Cruz. Nos ímãs de geladeira e porta-copos, o destaque é a marca multicolorida, que remete a elementos celulares e emulam os azulejos do icônico Castelo da Fiocruz. Com o objetivo de valorizar a memória da instituição e reforçar vínculos de pertencimento, o Museu da Vida Fiocruz abriu as portas de sua loja, no campus da Fundação em Manguinhos, no Rio, para levar produtos como esses ao público.

“A loja não tem fins lucrativos e toda a renda com a venda dos produtos será revertida à realização de atividades junto ao público do próprio museu”, destaca a chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez, comemorando a inauguração: “É algo sonhado há mais de 20 anos e que agora pode ser concretizado a partir da criação da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e da dedicação de muitos profissionais”.

Para abrigar a loja, um novo espaço foi projetado no Centro de Recepção, situado a poucos passos da entrada principal da Fiocruz. Além de ser ponto de acolhimento do público que visita as exposições e participa de outras atividades realizadas pelo museu, o local é uma área com grande circulação da comunidade Fiocruz, que se reúne para fazer refeições ou acompanhar atividades artísticas promovidas pela instituição.

Os produtos do catálogo da loja estarão distribuídos em quatro linhas, relacionadas aos compromissos expressos na missão do Museu da Vida Fiocruz, da Casa de Oswaldo Cruz, unidade à qual ele está vinculado, e da própria Fiocruz. Além dos itens que promovem as marcas institucionais, estão previstos produtos que dão visibilidade às atividades culturais do museu e à divulgação científica; outros que contemplam a comunicação em saúde, por meio de temas como vacinação e hábitos saudáveis; e uma linha dedicada à difusão do patrimônio cultural da Fiocruz, constituído, por exemplo, pelo arquivo históricos e coleções biológicas.

Sob a gestão de Luiza Andréa Moraes Cardoso e José Henrique Araujo Bastos, a loja teve sua implantação e seu funcionamento garantidos pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), entidade sem fins lucrativos que apoia projetos da Fiocruz.

Com atendimento realizado por jovens egressas do Programa de Iniciação à Produção Cultural do Museu da Vida Fiocruz (Procultural), a loja deve ganhar uma versão on-line no segundo semestre, proporcionando acesso aos produtos exclusivos para uma audiência ainda mais ampla.