Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

‘História, Ciências, Saúde – Manguinhos’ lança blog e páginas no Facebook e no Twitter

07 jun/2013

Lançamento da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos
Blog: duas últimas edições da revista impressa são destaque. (Reprodução)

A partir desta sexta-feira, 7 de junho, História, Ciências, Saúde – Manguinhos vai lançar mão das redes sociais para difundir seu conteúdo por novas fronteiras. No mesmo dia em que estreia uma página no Facebook e um perfil no Twitter, a revista lança seu blog. Estas páginas vão ampliar o alcance e as possibilidades de leitura dos textos publicados, agregando-lhes diferentes abordagens e pontos de vista, por exemplo através de entrevistas com os autores e da troca de ideias com os leitores.

 

Com linguagem mais leve, seus novos espaços de comunicação pretendem atrair pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas e muitos outros interessados na história das ciências e da saúde. Além de fortalecer a presença em regiões de língua portuguesa e espanhola, HCS-Manguinhos quer aumentar sua visibilidade internacional. Para isso, tanto os perfis nas redes sociais quanto o blog terão versão em inglês em breve.

 

“Tais braços online estimularão o acesso aos artigos, aumentarão seu impacto, inclusive nos indexadores internacionais. A produção de conteúdos na revista será dinamizada por sua capacidade maior de atrair colaboradores e como feedback das informações postas em circulação nas redes sociais. A maior interação com leitores e outros ‘pares’ há de gerar novos conhecimentos”, afirma o editor científico da revista, Jaime Benchimol, em texto publicado no blog.

hcsm_twitter
Twitter da revista vai remeter às novidades do
blog. (Reprodução)

 

Um dos principais ganhos trazidos pelas novas ferramentas de comunicação em rede é o encurtamento do tempo que os artigos levam para chegar a pesquisadores de outros países e continentes, comenta a editora executiva de HCS-Manguinhos, Roberta Cardoso Cerqueira. “Nossa principal meta é induzir citação de artigos, atrair mais leitores que citem a revista e dêem maior amplitude a nosso trabalho”, acrescenta ela.

 

A nova investida da revista no mundo virtual tem o respaldo da Scielo, biblioteca digital que abriga uma coleção de periódicos científicos de primeira grandeza do Brasil, da América Latina e da Península Ibérica. A Scielo tem incentivado essas publicações a ingressarem nas redes sociais, de forma a ampliar os acessos a seus conteúdos.

 

“A notável qualidade da pesquisa original que publica História, Ciências, Saúde – Manguinhos constitui uma fonte excepcional de conteúdos para tradução, transferência, adaptação e divulgação no blog; e a partir do blog para as diferentes instâncias de redes sociais. (…) Vemos a iniciativa como pioneira e com todas as condições e perspectivas de sucesso e, principalmente, como exemplo a ser seguido pelos outros periódicos Scielo”, afirma o Coordenador do Programa Scielo/Fapesp, Abel Packer, em entrevista concedida ao blog.

 

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos já tem seu conteúdo integral disponível no Scielo e contabiliza mais de seis milhões de acessos desde sua admissão no portal, em 2000. Com o blog e os perfis nas redes, a revista espera aumentar sua visibilidade, multiplicar o número de visitas e obter maior repercussão para o que publica. Através do blog, é possível também acessar os conteúdos de todas as 79 edições lançadas desde 1994.

 

A saúde de escravos e o intercâmbio científico Brasil-Alemanha

 

Estão em destaque no lançamento do blog as duas edições mais recentes da revista impressa. Na edição sobre saúde e escravidão, os artigos mostram que os escravos eram vítimas preferenciais de várias doenças com causas ligadas às condições de vida e higiene. Na primeira edição de 2013, com enfoque na história das relações médico-científicas entre Brasil e Alemanha, o intercâmbio científico entre os dois países, os interesses comerciais da indústria farmacêutica e as controversas visões médico-políticas no período entreguerras são analisados sob diversos enquadramentos.

 

hcsm_facebook
Página no Facebook será canal de interação com os leitores. (Reprodução)

 

Destaque também no blog é a incorporação de pajés e outros representantes da medicina tradicional nas políticas públicas de saúde do Brasil e as transformações que ocorrem em contextos locais a partir dessa nova abordagem do SUS.

 

O leitor encontrará ainda na seção de fontes dicas de onde encontrar informações para pesquisas, artigos aprovados para edições futuras (ahead of print), e muitas notícias do mundo da história, da saúde e da ciência.

 

 

 

Serviço:

 

Blog: www.revistahcsm.coc.fiocruz.br

 

Facebook: www.facebook.com/revistahcsm

 

Twitter: www.twitter.com/revistahcsm