Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Exposição ‘Vias do Coração’ é apresentada pelo Museu da Vida no Castelo da Fiocruz

01 jun/2016

{igallery id=6249|cid=69|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

O centenário Castelo da Fiocruz recebe uma temporada da exposição Vias do Coração, inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências e organizada em formato compacto, com linguagem acessível para dialogar com toda a família. Estruturada em nove estações de forma lúdica, a mostra combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares.

De maneira lúdica e interativa, o visitante pode conferir uma série de informações importantes sobre saúde e brincar enquanto aprende, por exemplo, quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento. São abordados ainda temas como pressão arterial, a importância da boa alimentação e a prática de exercícios físicos como forma de prevenir doenças.

Um coração gigante mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências (os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, nos Estados Unidos). Vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D, são exibidos na mostra.

Outra atração é a Estação Diabetes, que aborda um importante fator de risco à saúde do coração. Ela é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Apresenta duas atividades: um modelo interativo trata do impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, que tem como objetivo orientar as crianças a compor refeições saudáveis e equilibradas.

É possível entender as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença. Chamando atenção ainda para a alimentação e os exercícios como forma de prevenção e para controle do diabetes, a exposição oferece informações para compreender o processamento da glicose no organismo. Há ainda retrospectiva histórica sobre a importância da descoberta da insulina na medicina com reflexo na vida de milhões de pessoas no mundo. Vídeos complementam o tema sobre o metabolismo da glicose em pessoas com e sem a doença. 

Vias do Coração é fruto da parceria entre o Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e o Grupo Sanofi.  Criada em 2008, a exposição atraiu mais de 150 mil pessoas até hoje.

Serviço
Exposição: Vias do Coração
Local: sala 307 do Castelo da Fiocruz
Data: até julho. Entra gratuita.
Visitação: terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados das 10h às 16h.
Informações: telefone (21) 2590-6747
Endereço: avenida Brasil, nº 4.365