Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Arboviroses e o tempo presente é tema do Encontro às Quintas

03 maio/2021

O Encontro às Quintas terá palestra do historiador e pesquisador Gabriel Lopes. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, em 6 de maio, às 10h, como parte da série de encontros coordenados pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC. Gabriel abordará o tema Epidemias e animais em perspectiva: vetores, arboviroses e o tempo presente. Na palestra, ele explicará como o estudo da história das epidemias tem se beneficiado de abordagens multidisciplinares e temas que são reatualizados por desafios do presente.

De acordo com o historiador, as perspectivas espaciais que trabalham as complexidades entre o local e o global na história da saúde em diálogo com a circulação de animais, vírus e vetores abrem caminho para as abordagens interessadas em aspectos ecossistêmicos das doenças. "Estas dimensões não estão separadas do crescimento urbano desordenado, novos hábitos de consumo e tratamento inadequado do lixo, bem como da circulação transnacional de patógenos e vetores", afirma o autor do livro O feroz mosquito africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940), publicado pela Editora Fiocruz. A resenha da obra Um experimento de erradicação do Anopheles gambiae no Brasil, 1930-1940 foi publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Ela foi escrita pelo pesquisador Rodrigo César Magalhães, egresso do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúda da COC e professor do Departamento de História do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Segundo Gabriel Lopes, a comunicação pretende abordar alguns desses aspectos, enfatizando as pesquisas sobre a epidemia de malária causada pelo mosquito Anopheles gambiae, trazido do Senegal e identificado em Natal (RN) em 1930; a reinfestação do Aedes aegypti no Brasil, e a permanência da dengue como arbovirose urbana, seguida pelas epidemias zika e chikungunya.

Em sua participação no Encontro às Quintas, também serão abordados os caminhos de pesquisa que levaram à convergência entre a história do tempo presente e a história dos animais na história das ciências. "Finalmente, vamos explorar de que maneira essas narrativas podem ser enriquecidas por uma documentação variada e por perspectivas que considerem um social ampliado, mobilizando aspectos ecossistêmicos e agenciamentos pouco privilegiados pela historiografia", adianta Gabriel sobre a palestra.

Gabriel Lopes possui graduação em história e mestrado em história e espaços, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele fez seu doutorado em história das ciências e da saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2016), com período de doutorado sanduíche no Department of the History of Medicine na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos (2014/2015). O pesquisador foi o vencedor do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Ciências Humanas e Sociais), em 2017. Atualmente, é pesquisador em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz nos campos da história das doenças, história ambiental, história das saúde global e estudos sociais das ciências.

Gabriel também é autor dos artigos O Aedes aegypti e os mosquitos na historiografia: reflexões e controvérsias, na revista Tempo e Argumento, em coautoria do pesquisador André Felipe Cândido da Silva e Anopheles gambiae no Brasil: antecedentes para um “alastramento silencioso”, 1930-1932, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

Encontro às Quintas
Título da palestra: Epidemias e animais em perspectiva: vetores, arboviroses e o tempo presente
Convidado: Gabriel Lopes
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 6 de maio de 2021 – às 10h
Transmissão ao vivo pelo Facebook da COC: www.facebook.com/casadeoswaldocruz
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br