Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Saberes e práticas médicas na América Portuguesa é tema de Encontro às Quintas

04 nov/2016

A historiadora e pesquisadora Heloisa Meireles Gesteira é a convidada do Encontro às Quintas. Ao ministrar a palestra “Reflexões sobre um Caderno de Medicina Setecentista: Circulação de saberes e práticas na América portuguesa”, ela abordará a América portuguesa. Segundo a pesquisadora, desde meados do século 16 até 1759, missionários da Companhia de Jesus acumularam conhecimento sobre as plantas e animais do Novo Mundo. A partir de pistas encontradas no Formulário Médico, disponível na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz, pode-se identificar sinais de que o caderno passou pelas mãos de pessoas ligadas à Companhia de Jesus.

Em sua palestra, a historiadora pretende demonstrar como o Formulário Médico se articula a um processo local e global de acumulação e circulação de saberes e práticas médicas no âmbito do Império português, com especial atenção às atuações de missionários da Companhia de Jesus. A pesquisadora pretende, ainda, explorar como o saber em torno das virtudes terapêuticas das plantas americanas se insere em um contexto de produção e circulação de conhecimento médico, e de História Natural na Época Moderna.

A professora Heloisa Meireles Gesteira é doutora em história e pesquisadora titular no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-Unirio), professora adjunta da PUC-Rio e integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Ciência. Entre seus temas de interesse, estão ciência e colonização na Época Moderna; invasão holandesa, história social da ciência; história do Brasil colônia; instrumentos científicos; circulação dos saberes no Império português (séculos 16-18).

Gesteira é autora de artigos e livros, além de desenvolver projetos. Entre outras, assina obras como “Formas do Império: Ciência, tecnologia e política em Portugal e no Brasil, Séculos XVI ao XIX” (São Paulo – Paz e Terra, 2014) e “ Ensaios de História das Ciências no Brasil: Das Luzes à nação independente” (Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012). Também é responsável pelos projetos “ A exata medida da América portuguesa: ciência e técnica na fronteira (século XVIII)” e “Natureza e Cultura na Conquista da América”.

Encontro às Quintas

Convidada: historiadora e pesquisadoraHeloisa Meireles Gesteira (PPGH-Unirio/Mast).

Tema: “Reflexões sobre um Caderno de Medicina setecentista: Circulação de saberes e práticas na América portuguesa”.

Data: 10 de novembro – Horário: 10 horas

Local: Expansão da Fiocruz – Av. Brasil, 4036 – Manguinhos.