Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Encontro às Quintas discute as Santas Casas portuguesas na América

09 out/2015

Refletir sobre o modelo de funcionamento das Santas Casas de Misericórdia portuguesas no continente americano, nos séculos 16 e 17. É o que propõe o historiador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato Júnio Franco, no próximo Encontro às Quintas, dia 15 de outubro, às 10h. O evento acontece na sala 401 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.036).

Ao longo da época moderna, leigos, teólogos e monarcas discutiram sobre possíveis soluções para a pobreza. Uma delas foi a criação de estabelecimentos que centralizassem serviços e tratamentos assistenciais para conferir maior eficácia nas ações de benemerência, em diferentes regiões da Europa. Em Portugal, as Santas Casas de Misericórdia protagonizaram esse papel institucional. O modelo espalhou-se pelo império, garantindo um modo tipicamente português de tratar os pobres.

Doutor em História Social, o pesquisador Renato Júnio Franco é editor da coleção FGV de Bolso da editora FGV e professor do programa de Pós-Graduação em História da UFF. É autor do livro A piedade dos outros: o abandono de recém-nascidos em uma vila colonial, século XVIII e de diversos artigos, principalmente nos temas ensino de história, história da América portuguesa, assistência na época moderna, irmandades, caridade, controle social, discursos e representações sobre a pobreza.

Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Convidado: Renato Júnio Franco, da UFF
Data: 15 de outubro de 2015
Horário: 10h
Local: sala 401 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br