Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Encontro às Quintas debate a eugenia e seus legados em 4/4 

Evento será presencial, às 10h, na Tenda da Ciência Virginia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Não há necessidade de inscrição prévia

02 abr/2024

A eugenia e seus legados serão a pauta da próxima edição do Encontro às Quintas, com a participação dos pesquisadores Marius Turda (Universidade Oxford Brookes) e Robert Wegner (COC/Fiocruz). O evento do dia 4 de abril será presencial, às 10h, na Tenda da Ciência Virginia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Professor e diretor do Centro de Humanidades Médicas da Universidade Oxford Brookes, o romeno Marius Turda é membro da Royal Historical Society e diretor fundador do “Cantemir Institute” da Universidade de Oxford. É autor, coautor e editou mais de 25 livros sobre a história da eugenia, raça e racismo na Europa Central e no Leste Europeu, incluindo Modernism and eugenics, Latin eugenics in comparative perspective e A cultural history of race, publicada em seis volumes, pela Bloomsbury Academic, em 2021. 

Pesquisador do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz, Robert Wegner é sociólogo e autor de A Conquista do Oeste: a fronteira na obra de Sérgio Buarque de Holanda, além de artigos científicos e de capítulos de livro. Atualmente coordena o projeto de pesquisa “História da Genética e de seus impactos: raça, racismo e população no Brasil” (PROEP/CNPq/COC/Fiocruz).  

A debatedora será Juliana Manzoni, doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sênior (CNPq) no Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da COC sobre a face internacional da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias (2005-2015). 

A segunda edição do Encontro às Quintas de 2024 será acompanhada pela montagem inédita da exposição “Não estamos sós: legados da eugenia”, que tem a curadoria de Marius Turda. Após percorrer diversos países, a mostra foi traduzida pela equipe do Projeto de Pesquisa “História da Genética e de seus impactos: raça, racismo e população no Brasil” (Proep/CNPq – COC/Fiocruz) e será apresentada pela primeira vez no Brasil. A exposição propõe uma educação contínua sobre a história da eugenia e pode ser visitada gratuitamente no dia 4 de abril na Tenda da Ciência Virginia Schall, 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio. 

Encontro às Quintas 

“Não estamos sós”: legados da eugenia
Expositores: Marius Turda (Universidade Oxford Brookes) e Robert Wegner (COC/Fiocruz)
Debatedora: Juliana Manzoni (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 4/4/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Tenda da Ciência Virginia Shall, campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro