Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

‘Desafios para a Conservação na Gestão do Acervo Arqueológico’ é tema de palestra on-line

16 nov/2023

‘Desafios para a Conservação na Gestão do Acervo Arqueológico’ é o tema da palestra de Neuvânia Curty Ghetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que acontece na próxima quarta-feira, 22 de novembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no Youtube. Promovida pela Casa e organizada pelo Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico, o evento contará com a mediação de Maria Luisa Gambôa Carcereri, chefe do Serviço.

Certificados de participação serão emitidos para os participantes que estiverem online durante a transmissão, a partir de preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado no chat do evento. A palestra contará com intérprete de Libras.

A restauração do Pombal, a nova exposição e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Confira a Minibio da palestrante
Neuvânia Curty Ghetti é professora do Curso de Conservação e Restauração da EBA/UFRJ e coordena o Laboratório de Conservação em Arqueologia – LaC-Arq do Departamento Arte e Preservação onde realiza estudos e pesquisas na área da Conservação de Materiais Arqueológicos, Educação Patrimonial e Conservação Preventiva. Além disso, atua também como colaboradora no Laboratório Central de Conservação e Restauração – LCCR do Museu Nacional/UFRJ.

Especialista em Análise e Preservação de Obras de Arte pela Escola Paulista de Direito, SP e coordenou o Laboratório de Arqueologia para Conservação e Restauração – LACOR no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. Ghetti é licenciada em Química, possui mestrado e doutorado em Arquitetura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisas desenvolvidas na área da preservação e conservação do patrimônio cultural.