Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Curso “Práticas de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Arquitetônico” tem inscrições abertas na Fiocruz

14 set/2016

A partir de segunda-feira (19/09) até o dia 26/09, o curso de extensão “Práticas de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Arquitetônico” abre inscrições para 12 vagas. As aulas serão ministradas pelos professores Daniel Moreira e Elisabete Edelvita Chaves, ambos do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) / COC. O curso gratuito –  e carga horária de 20 horas – terá início no dia 6 de outubro. Haverá aulas também nos dias 11, 13, 18 e 20 de outubro, sempre das 13h30 às 17 horas. Os candidatos devem enviar o currículo e uma carta de intenção para o e-mail: secadcoc@fiocruz.br

 

A iniciativa visa apresentar procedimentos de conservação e restauração do patrimônio cultural arquitetônico, contextualizando as diretrizes e as práticas adotadas ao longo da história, assim como a gestão da conservação. O programa abrange o método para identificação, investigação e definição de procedimentos técnicos para a prevenção, correção e proteção dos materiais e elementos construtivos. No curso, o aluno estudará temas como a análise de características formais, técnicas, estéticas, fatores de degradação e patologias, usando o Patrimônio Cultural Arquitetônico da Fiocruz como modelo.

Sobre os professores

Chefe do Departamento de Patrimônio Arquitetônico da COC, Daniel Lopes Moreira graduou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui mestrado em urbanismo pela UFRJ. É especialista em gestão do patrimônio cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (UFPE).

Elisabete Edelvita Chaves é graduada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e mestre em museologia e patrimônio pela Unirio. É especialista em gestão do patrimônio cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (UFPE) e especialista em museologia pela Ufam. Foi responsável pelo Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas. Na Fiocruz, atua na conservação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM).