Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

COC participa de evento ‘Mulheres e Meninas na Ciência’: confira a programação

14 fev/2022

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) programou a exibição de vídeos da série ‘Mulheres na Fiocruz: trajetórias’ no evento ‘Mulheres e Meninas na Ciência’. Os filmes da série começam a ser exibidos nesta quarta-feiea, 16 de fevereiro, às 10h, com sessões seguidas de debate no canal da COC no YouTube.  A programação segue até 15 de março, quando acontecerá a última das quatro sessões. O evento da COC integra a programação da Fiocruz para marcar o 'Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado' em 11 de fevereiro, e é organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). O projeto ‘Mulheres na Fiocruz: trajetórias’ é coordenado pelo pesquisador da COC, Luiz Otávio Ferreira.

A primeira sessão será com o vídeo ‘Mulheres na Fiocruz: Pioneiras’ e terá como tema: ‘Profissionalização das mulheres nas ciências no Brasil’. Narrando suas próprias histórias, o documentário com as pesquisadoras Ana Kohn, Ottilia Mitidieri, Dyrce Lacombe, Monika Barth, Delir Correa Gomes e Luiza Krau (in memorian) mostra como se destacaram por seu pioneirismo nas atividades de ensino e pesquisa na instituição entre as décadas de 1940 e 1980 e como abriram caminho para as gerações seguintes. O filme tem 15 minutos de duração e busca conciliar a dimensão pessoal com a profissional, enfatizando tanto questões subjetivas, quanto aquelas relativas à vivência profissional dessas mulheres, dentro e fora da Fiocruz.

A coordenadora de Divulgação Científica/VPEIC e do Projeto Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz, Cristina Araripe, ressaltou a 4ª edição de eventos em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. “A partir das especificidades do nosso Programa Mulheres e Meninas, estamos buscando, em 2022, dar amplitude ao conjunto das ações que existem e, ao tempo, queremos estimular que o diálogo com a sociedade seja marcado, ou se preferirem, atravessado pelas discussões políticas que estão na origem da decisão da Assembleia das Nações Unidas de criar essa data, que é de valorização do papel e da ampla participação de mulheres na ciência contemporânea”, disse Cristina Araripe.

Pesquisadora da COC, Nara Azevedo é uma das idealizadoras do projeto dos vídeos. “Os vídeos documentários oferecem uma oportunidade única para conhecer de perto quem são e o que fazem as mulheres que, no passado e no presente, atuaram no ensino, pesquisa, produção, assistência em nossa instituição. De acordo com Nara, os depoimentos revelam fatos da vida do laboratório, as dificuldades, mas, também, casos engraçados que atravessaram suas trajetórias profissionais. Como conciliaram o trabalho e a vida pessoal? Quais os interesses de pesquisa que desenvolveram? São muitos os assuntos interessantes de uma longa vida dedicada a ciência e a saúde.

“Este é um bom momento para refletir sobre os lugares das mulheres em nossa sociedade, as conquistas, mas também as desigualdades que permanecem nesse século 21”, disse Nara Azevedo sobre a inclusão dos vídeos na programação oficial do evento.

Segunda Temporada da série “Mulheres na Fiocruz: Trajetórias”

Os vídeos da segunda temporada da série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias’ apresentam as  cientistas: Rachel Niskier Sanchez, do Instituto Fernandes Figueira (IFF); Keyla Belizia Feldman Marzochi, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Tizuko Shiraiwa, do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Marilda de Souza Gonçalves, do Instituto Gonçalo Muniz (IGM – Fiocruz Bahia), Alzira Maria de Paiva Almeida, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz Pernambuco), Nubia Boechat Andrade, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e Cecília Minayo (Ensp).

O projeto Mulheres na Fiocruz foi desenvolvido por pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz e prevê a produção de vídeos com 21 mulheres representativas das unidades da Fiocruz. A primeira temporada da série está disponível no canal da Fiocruz no YouTube.

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1: 16/02 – 10h
Tema: Profissionalização das mulheres nas ciências no Brasil.
Enfoque: As mulheres começam a se profissionalizar como cientistas no Brasil a partir dos anos 1950.

Vídeos: Pioneiras (Anna Kohn, Dyrce Lacombe, Delir Correa Gomes, Luiza Krau, Monica Barth e Otilia Mittidieri).
Tempo: 1h30

Sessão 2: 23/02 – 10h
Tema: Ciências, vacinas e medicamentos
Enfoque: O estabelecimento de políticas públicas de vacinas e produção de medicamentos teve importante participação da Fiocruz.

Vídeos: Maria da Luz Leal, Nubia Boechat Andrade, Marilda de Souza Gonçalves
Tempo: 1h30

Sessão 3: 09/03 – 10h
Tema: Ciência, assistência e proteção social
Enfoque: A criação do Sistema Único de Saúde promoveu o surgimento de políticas públicas em áreas específicas, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, saúde da infância e adolescência e violência.

Vídeos: Tizuko Shiraiwa, Keyla Marzochi, Rachel Niskier Sanchez e Cecília Minayo
Tempo: 1h30

Sessão 4: 16/03 – 10h
Tema: Ciência, doenças e pobreza

Enfoque: Uma das áreas mais tradicionais da pesquisa cientifica no Brasil se relaciona com as chamadas doenças endêmicas ou tropicais.

Vídeos: Lileia Diotaiuti, Alzira de Paiva Almeida, Yara Traub-Cseko
Tempo: 1h30