Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Cavalariça tem visitas guiadas em janeiro e fevereiro

12 jan/2016

{igallery id=2739|cid=55|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

Nos dias 26 de janeiro, 23 de fevereiro, 8 e 22 de março e 20 e 29 de abril, a Cavalariça estará aberta aos interessados em visitar o edifício, que passou por uma ampla intervenção de restauração, concluída em agosto de 2015. A visita, guiada por arquitetos da área de patrimônio histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), acontece das 10h30 às 11h30. A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail nep@fiocruz.br.

Saiba mais:
Vídeo: Cavalariça da Fiocruz passou por restauração ampla
Galeria traz imagens dos prédios históricos da Fiocruz

Durante a atividade, os participantes poderão saber mais sobre a história do edifício, seus aspectos arquitetônicos e o restauro, realizado como primeira etapa do projeto de requalificação do prédio, que futuramente abrigará uma nova exposição. A iniciativa dá continuidade ao programa de visitação desenvolvido durante a obra de restauração.

A Cavalariça é um dos prédios que compõem o primeiro conjunto edificado da Fiocruz, do início do século 20, concebido por Oswaldo Cruz e projetado no estilo eclético pelo engenheiro português Luiz Moraes Jr.  O edifício foi construído em entre 1904 e 1905 para acolher os cavalos que eram utilizados para a produção de soros contra a peste bubônica, bem como as inspeções e tratamentos veterinários e o procedimento da extração do sangue que dava origem ao soro.  

As ações de conservação e restauração contemplaram todos os materiais construtivos e os bens integrados ao edifício, desde o latão dos bicos de gás até os azulejos brancos ingleses, passando pelos tijolos de Marselha, os metais dos equipamentos, as esquadrias, as escadas e a estrutura dos telhados. Durante os 18 meses de obra, foram recuperados interiores, fachadas e coberturas da Cavalariça.

Para solicitar visitas em outras datas ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 3865-2220 ou pelo e-mail nep@fiocruz.br.