Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Thiago Japyassu
imagem de Casa promove debate sobre patrimônio cultural e crise climática na COP30

Casa promove debate sobre patrimônio cultural e crise climática na COP30

Cristiane Albuquerque

18 nov/2025

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) é uma das organizadoras do evento “Cultura, Patrimônio e Mudanças Climáticas: um olhar a partir da América Latina”, que será realizado no dia 21 de novembro, no Museu das Amazônias (MAZ), em Belém (PA). A atividade integra a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e terá dois painéis dedicados a discutir os efeitos da crise climática sobre o patrimônio cultural. 

A abertura será realizada às 13h30, com transmissão ao vivo pelo Zoom e tradução simultânea em inglês e espanhol. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, clique aqui. 

Os debates começam às 14h, reunindo especialistas de diferentes áreas para discutir estratégias, experiências e práticas sustentáveis relacionadas ao patrimônio cultural. O primeiro painel, “Museus: do local ao global”, abordará os desafios enfrentados pelas instituições museais na América Latina diante das mudanças climáticas. Participam da mesa Lucimara Letelier (ICOM Sustain); Ursula Vidal (Secretaria Estadual de Cultura do Pará); Helena Pinto Lima (Museu das Amazônias); Rachelle Kalee (ICOM); William Gamboa Sierra (ICOM); e Gunjan Nanda (We Make Tomorrow/Entertainment + Culture Pavilion). 

Às 16h, o segundo painel — “Desafios a partir da Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas” — reúne Aline Vieira de Carvalho (Icomos Brasil); Mauro Garcia Santa Cruz (Climate Heritage Network América Latina e Caribe); Ave Paulus (ICOMOS); Denilson Batista (Pontos de Memória Cabana de Rompe Mato e Quilombo de Macapazinho); e Irleuza Apiaka (Associação Indígena Apiaká IAKUNDA´Y). 

A mediação de ambos os debates será conduzida por Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Divulgação Científica e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz e presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil). 

O evento é uma realização conjunta da Casa, ICOM, ICOM Brasil, ICOM Sustain, ICOMOS, ICOMOS Brasil, e Climate Heritage Network, em parceria com o Museu das Amazônias, um equipamento do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secult-PA, com implementação do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.