Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Bibliotecária na Fiocruz? #Temos

10 mar/2023

{igallery id=8916|cid=236|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

Com a palavra, Marise Terra (foto), bibliotecária da Casa: “Ser conhecida como ‘guardiã’ da coleção de livros que pertenceu ao cientista Oswaldo Cruz e trabalhar com esse rico acervo, que conta a história da Saúde Pública no Brasil, é simplesmente gratificante, um universo de aprendizados.

Aqui, na Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa, tive a oportunidade de atuar no projeto da Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz, conhecer de perto a trajetória de vida do sanitarista, trabalhar de forma colaborativa com as áreas da arquivologia, museologia e de patrimônio cultural, com a indexação dos acervos arquitetônico, arquivístico, bibliográfico e museológico, contribuir para nos tornar referência na Rede de Bibliotecas da Fiocruz… É realmente um trabalho extraordinário.  

No dia a dia na biblioteca, catalogação, indexação e classificação em bases de dados são algumas das atividades e palavras que fazem parte da minha rotina, que também envolve, por exemplo, a preparação de livros para que estejam acessíveis ao público. A partir desse trabalho, as pessoas podem acessar esse precioso acervo de qualquer lugar do mundo, remotamente. Contribuir para que esse importante acervo esteja ao alcance de todos me traz alegria e propósito com a sociedade! 

Toda essa experiência me faz ter certeza de que fiz a escolha certa ao optar por biblioteconomia, em 1991, ao prestar vestibular. E lá se vão 27 anos de atuação na área, com 11 anos dedicados à Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa".

A Biblioteca de História das Ciências da Saúde é uma das diversas bibliotecas da Fiocruz. Na Casa, você também pode conferir o acervo da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica. Ambas estão localizadas no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. (Av. Brasil, 4365).