“Memória de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde” é a palestra da professora doutora Margarida de Souza Neves, às 10h do dia 21 de março, no auditório do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde: Av. Brasil, 4036 – sala 405 – Manguinhos – RJ.
Margaria de Souza Neves tem especialização em Diplôme Supérieur d´études Féderalistes (Université de Nice,1971), e doutorado em História (Universidad Complutense de Madrid, 1975). É Pesquisadora 1.A do CNPq e Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Com trajetória relevante na docência e pesquisa na área de história do Brasil, dedicou-se especialmente aos temas Brasil séc.XIX, Brasil Estado Imperial, Federalismo, Relação Estado e Sociedade, Memória e História. É autora e organizadora de obras importantes para a história do Brasil, como “As Vitrines do progresso” (1986) e a “A História em cousas miúdas. Capítulos de História Social da Crônica no Brasil” (2005).
Tem se dedicado, igualmente, à pesquisa em temas caros para a história da medicina, expressa fundamentalmente no projeto de pesquisa “Ciência e Preconceito. Uma história social da epilepsia no pensamento médico brasileiro. 1859 – 1906” sob sua coordenação e em artigos como “Science and Prejudice. A Social History of Epilepsy in Brazilian Early Medical Academic Writtings. 1859-1906. Epilepsia” publicado no The Journal of the International League Against Epilepsy (2005), e “A Arte de curar. Cirurgiões, médicos, boticários e curandeiros no século XIX em Minas Gerais” publicado na História, Ciências, Saúde-Manguinhos (2004). Ainda nesta linha de investigação, destaca-se a relevância do site “Ciência e Preconceito. Uma História Social da Epilepsia no Pensamento Médico Brasileiro 1859-1906”, sob sua coordenação.