Ir para o conteúdo

COC e Cetab/Ensp lançam livro sobre 40 anos de luta contra o tabaco no Brasil

15/03/2022

COC/Fiocruz

As quatro décadas de combate ao tabaco no Brasil são tema de novo livro do Observatório História e Saúde (OHS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O lançamento será celebrado com uma mesa redonda no dia 31 de março, às 10h, com transmissão pelo Facebook da COC.

Organizada por Luiz Alves, Luiz Teixeira, Silvana Turci e Valesca Figueiredo, a obra Luta contra o tabaco no Brasil: 40 anos de história foi construída em 2018, durante um encontro de três dias, que reuniu médicos, sanitaristas, sindicalistas, ministros, religiosos, agricultores e historiadores envolvidos com o tema.

Lançada pela editora Outras Letras, a publicação não vai ser comercializada, mas será disponibilizada gratuitamente no site do Observatório História e Saúde da COC/Fiocruz e no Observatório das Estratégias da Industria do Tabaco da Fiocruz.

O evento de lançamento terá a moderação da pesquisadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/Ensp/Fiocruz) Silvana Rubano Turci e uma apresentação do professor e pesquisador da COC Luiz Teixeira. A mesa redonda contará com a participação de Vera Costa e Silva (Cetab/Ensp/Fiocruz), Tania Cavalcante (Inca/Coniq) e Paula Johns (ACT Promoção de Saúde).

O encontro também marcará o lançamento de podcast sobre a trajetória da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial da Saúde, que determina a adoção de medidas de combate à epidemia de tabagismo.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir