Ir para o conteúdo

Biblioteca de Educação e Divulgação Científica

A Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel iniciou suas atividades em 1996, com o apoio informacional aos profissionais do Museu da Vida Fiocruz, desde o processo de criação de seus espaços expositivos, até o desenvolvimento de projetos educacionais, atividades e eventos voltados ao público visitante.

Hoje, além de atender aos colaboradores da Fiocruz, a Biblioteca dispõe de serviços voltados aos alunos dos cursos oferecidos pelo Museu da Vida Fiocruz, como oficinas para o uso de seu acervo e bases de dados, e atividades culturais diversas.

O acervo

Composto por livros, obras de referência, dissertações, teses, relatórios, periódicos, folhetos, jogos educativos, documentos eletrônicos e audiovisuais, seu acervo possui aproximadamente 6.500 itens, nacionais e estrangeiros, nas áreas de divulgação científica, educação, museologia, ciências da vida, meio ambiente, saúde e literatura infantojuvenil. Sua coleção infantojuvenil tem o objetivo de divulgar a ciência junto ao público visitante do Museu, por meio de atividades de incentivo à leitura, articuladas a temas de ciência e saúde. 

A consulta local ao acervo é permitida a todos os públicos.

A partir de 2020, os acervos de todas as bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas Fiocruz foram reunidos no Catálogo Mourisco, a fim de facilitar o acesso a informações sobre suas coleções e também o empréstimo de seus itens.

Serviços oferecidos aos usuários:

- Consulta ao acervo (permitida a qualquer pessoa)
- Treinamento de usuários quanto ao uso da biblioteca (colaboradores e alunos da Fiocruz)
- Acesso ao Portal de Periódicos Capes
- Empréstimo (colaboradores e alunos da Fiocruz)
-Treinamento em bases de dados e fontes de informação (colaboradores e alunos da Fiocruz)
- Comutação bibliográfica (colaboradores e alunos MVF/COC)
- Ficha catalográfica (colaboradores e alunos da Fiocruz MVF/COC)
- Solicitação de ISBN (profissionais do Museu da Vida)

Ações educativo-culturais:

- Contadoras de histórias do Museu da Vida - intervenções de incentivo à leitura e popularização da ciência, voltadas para variados públicos e realizadas nas mídias sociais e espaços do Museu da Vida Fiocruz, em parceria com profissionais do Setor Educativo do museu.
- Lendo a biblioteca - oficina de incentivo à leitura e ao uso da biblioteca, oferecida aos jovens do Programa de Iniciação à Produção Cultural, do Museu da Vida Fiocruz.
- Livro aberto Clube de Leitura Museu da Vida – atividade de incentivo à leitura e ao acesso aberto, voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, realizada junto aos colaboradores do Museu da Vida Fiocruz.
- Introdução às fontes de informação – oferecida aos discentes dos cursos da área da divulgação científica, da Casa de Oswaldo Cruz.
- Autoarquivamento no Repositório Institucional Arca – oferecida aos colaboradores da Casa da Oswaldo Cruz, realizada em parceria com a Biblioteca de História das Ciências e da Saúde.

Consulta ao Acervo

Base Mourisco – Catálogo que reúne os acervos das bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas da Fiocruz
Coleção em texto completo – Reúne os acervos em texto completo das bibliotecas da Fiocruz
Plataforma Mourisco – Reúne conteúdo das principais fontes de informação científica nacionais e internacionais, agilizando as descobertas da produção científica atualizada
Arca – Repositório institucional da Fiocruz, reúne a produção intelectual da instituição 
Comunidade COC no Arca – Trabalhos de pesquisadores vinculadas à Casa de Oswaldo Cruz no banco de dados do Arca
Coleção COC no Arca – Acesse as dissertações do curso de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC
Coleção COC – Acesse os Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência
Sistema de geração de ficha catalográfica - Sistema para que discentes possam fazer solicitação de ficha catalográfica para seus trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações.

Horário de atendimento, endereço e contatos

A Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel já se encontra aberta para consultas, empréstimos e uso do espaço, seguindo todas as recomendações de prevenção à Covid-19.

Atendimento:

Terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (temporariamente). Às segundas-feiras, a Biblioteca não abrirá devido a atividades internas da equipe.

Endereço e contatos:

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. CEP: 21.040-900
Fundação Oswaldo Cruz / Sede do Museu da Vida - Avenida Brasil, 4.365, sala 4. CEP: 21045-900, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 3865-2106
bibliotecamv@fiocruz.br