Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

Animações são uma forma interessante de comunicar e um recurso interessante para pesquisadores usarem na divulgação científica. Com base nessa premissa, a Casa de Oswaldo Cruz produziu a série Ciência em Gotas, vídeos de animação de curta duração para a divulgação e a popularização da ciência.

Por meio de uma abordagem lúdica, dinâmica e coloquial, busca-se enfocar a trajetória de cientistas brasileiros, cujas pesquisas e realizações produziram relevante impacto para a saúde e o meio
ambiente. Composta por quatro filmes, a primeira edição pode ser acessada no Youtube da Casa de Oswaldo Cruz.

ciencia_gotas
Na foto, Johanna Döbereiner, mulher branca, de mais de 70 anos de idade, com cabelos grisalhos e óculos, sorri levemente.

JOHANNA DOBEREINER

Engenheira agrônoma brasileira, pioneira em biologia do solo Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres. Suas pesquisas foram fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Programa Nacional do Álcool e se tornasse o segundo produtor de soja em todo o mundo.

Ilustração da cientista Bertha Lutz jovem, com cabelos pretos e de perfil segura nas mãos uma perereca e olha para ela

BERTHA LUTZ

Bióloga, educadora, diplomata e política brasileira, Bertha Lutz foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20. Em sua pesquisa com anfíbios, descobriu novas espécies de pererecas, tornando-se referência na área. Na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, em 1945, lutou para incluir menções sobre igualdade de gênero no texto da Carta da ONU.

foto sobre CARLOS CHAGAS

CARLOS CHAGAS

Em Lassance, Minas Gerais, no começo do século 20, Carlos Chagas identificou uma nova doença que acometia a população da região, transmitida por um inseto conhecido como barbeiro, hospedeiro do Trypanosoma cruzi, batizado assim em homenagem a Oswaldo Cruz. Descobrir todos os elos da cadeia epidemiológica de uma doença foi um feito inédito na história da medicina.

foto sobre MAURICIO ROCHA E SILVA E SERGIO FERREIRA

MAURICIO ROCHA E SILVA E SERGIO FERREIRA

O pesquisador Maurício Rocha e Silva e seu aluno Sérgio Ferreira identificaram no veneno da jararaca uma substância capaz de reduzir a pressão arterial. Essas descobertas serviram de base para a produção de mais de 20 medicamentos anti-hipertensivos. A maioria dos avanços científicos e tecnológicos são resultado de um processo coletivo de trabalho.