Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

“Fé eterna na Ciência” diz a frase gravada no ex-libris encomendado por Oswaldo Cruz (1872-1917) para identificar seus livros. Ao longo da vida, o cientista confeccionou ou escolheu diversas outras marcas de propriedade, presentes em diferentes tipos de documentos e publicações, agora reunidas em um catálogo que busca preservar e divulgar essa riqueza histórica associada ao legado do sanitarista.    

Em formato e-book e produzido em homenagem aos 150 anos de nascimento do patrono da Fiocruz, Marcas de Oswaldo Cruz – Proveniência, Propriedade e Circulação no Patrimônio Cultural Científico da Fiocruz será lançado no dia 10 de abril, às 14 horas, no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do CDHS, no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio. O evento será transmitido pelo perfil da Casa de Oswaldo Cruz no Facebook. 

O catálogo é resultado de um trabalho de colaboração científica que uniu olhares e expertises diversas. Além de pesquisadores de três unidades da Fiocruz – Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) –, conta com a participação do Arquivo Nacional e do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.  

Com participação dos diretores da Casa de Oswaldo Cruz e do Icict, o lançamento da publicação será precedido de palestra com a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Ana Luce Girão, especialista na obra de Oswaldo Cruz, e uma exposição de itens que integram o e-book. 

Para elaborar o catálogo, que é fartamente ilustrado, os pesquisadores identificaram e analisaram as marcas de propriedade presentes no acervo particular do cientista. A publicação traz todas as marcas de propriedade do Oswaldo Cruz conhecidas até o momento, com um pequeno histórico e a descrição de cada marca identificada, como assinaturas, carimbos e ex-libris.  

Fundamentais para a identificação dos itens que pertenceram ao cientista, as marcas de propriedade e proveniência possuem um papel crucial na preservação e valorização dos objetos culturais, pois trazem informações sobre a origem, autenticidade e história dos objetos, conferindo-lhes um valor histórico e cultural. No catálogo, o público vai conhecer as diferentes formas com as quais Oswaldo Cruz marcou as peças que pertenceram à sua coleção particular e que integram os acervos arquivístico, bibliográfico e museológico sob a guarda da Fiocruz. 

“Ao apresentarmos uma ampla variedade desses elementos gráficos, descritos com informações detalhadas, esperamos que este trabalho torne-se uma fonte de referência valiosa para profissionais de arquivos, bibliotecas e museus, bem como para todos aqueles que desejam conhecer e apreciar a relevância dessas marcas no contexto da Fiocruz”, escrevem, na apresentação, os autores Alexandre Medeiros Correia de Sousa, Aline Gonçalves da Silva, Ana Roberta Tartaglia, Fátima Duarte de Almeida Alves, Inês Santos Nogueira, João Eurípedes Franklin Leal, Marcelo Nogueira de Siqueira e Maria Cláudia Santiago. 

SERVIÇO 

Lançamento do Catálogo Marcas de Oswaldo cruz – Proveniência, Propriedade e Circulação no Patrimônio Cultural Científico da Fiocruz 

Dia: 10 de abril 

Horário: 14h  

Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do CDHS – Campus Manguinhos