Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

O biotério para pequenos animais, conhecido como Pombal, foi uma das primeiras construções projetadas pelo arquiteto Luiz Moraes Junior no Instituto Soroterápico Federal, que deu origem a Fiocruz. Construído em 1904, o edifício integra o conjunto arquitetônico original da instituição. Para conhecer mais sobre a história, a arquitetura, e as intervenções pelas quais o edifício está passando, agende uma visita guiada a obra de restauração do Pombal. A atividade se dará por meio de visitas guiadas, nos dias 10 de abril e 15 de maio, das 10h às 11h.

As visitas serão conduzidas por arquitetos do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e da Construtora Biapó, com foco na história, nos aspectos arquitetônicos e no restauro do antigo biotério da Fiocruz.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail oem@fiocruz.br, ou entrar em contato através do telefone (21) 3865-2220 ou (21) 3865-2214. Sendo permitidos grupos de até 15 pessoas. Para visitar a edificação, é necessário estar de calça comprida e sapato fechado (sem salto e com solado grosso).

Após a revitalização, o Pombal deverá abrigar uma exposição e um amplo espaço de convívio e lazer. Confira mais informações e aproveite a oportunidade da visita guiada para conhecer mais sobre este patrimônio histórico.

A restauração do Pombal, a nova exposição e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.