Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

Pintura em paineis e vitrais, carpintaria, afrescos, entre outros, são ofícios tradicionais do patrimônio cultural brasileiro. O projeto Mestres e Ofícios tem o objetivo de registrar, divulgar e reavivar essas práticas e saberes construtivos e artísticos, colaborando para sua preservação e para a conservação do patrimônio cultural material. Criado em 2007 por meio de editais públicos para seleção de instituições de pesquisa que buscassem identificar e documentar mestres e artífices, o projeto utilizou a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais do Iphan.

O reconhecimento contemporâneo de que a efetiva apropriação dos bens culturais pelos sujeitos e grupos sociais passou a ser 

defendido como uma das condições básicas para o sucesso das políticas de preservação do patrimônio cultural, o que subentende, necessariamente, o seu potencial pedagógico de Mestres e Ofícios, que além de valorizar e divulgar o trabalho desses mestres, tem a finalidade de despertar o interesse de jovens e adultos para a atuação nessa área.

O projeto atua por meio da produção de vídeos sobre mestres-artífices e seus respectivos ofícios, realizados a partir do registro de imagens dos cursos de formação e capacitação de artífices nos ofícios tradicionais da construção e das artes integradas, assim como nas técnicas de conservação e restauração, realizados pela COC/Fiocruz, por meio da Oficina Escola de Manguinhos.

DES.OBSERVAÇÃO (1)

Todos os cursos relativos ao projeto são ministrados na Oficina Escola de Manguinhos