Representantes da Universidade do Porto estiveram na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em 22 de abril para tratar de ações de cooperação entre a instituição portuguesa e a unidade. As conversas incluíram temas como mobilidade de estudantes de pós-graduação e de pesquisadores, possibilidades de cotutela e coorientação e iniciativas no campo da arte e da cultura em suas interfaces com a ciência.
A vinda de representantes da Universidade do Porto é um desdobramento de missão realizada pela Casa de Oswaldo Cruz em instituições de pesquisa, fomento e universidades portuguesas e espanholas em outubro de 2023, como parte dos recentes esforços institucionais de estímulo à internacionalização.
Durante os encontros, as instituições destacaram projetos com potencial para futuras parcerias nas diferentes áreas de atuação da Casa, como História das Ciências e da Saúde, Patrimônio Cultural e Divulgação Científica. O grupo visitou ainda os edifícios históricos da Fiocruz, como o Pavilhão Mourisco e Cavalariça, e conheceu o Centro de Documentação e História da Saúde, onde está depositado o Acervo Histórico da Fiocruz, sob a guarda da COC/Fiocruz.
❝ Esta cooperação é uma demonstração do compromisso da Casa com a sua consolidação como centro internacional de referência nos campos em que atua❞
MARCOS JOSÉ PINHEIRO
dIRETOR DA COC/FIOCRUZ
Representaram a Universidade Portuguesa o seu reitor, António de Sousa Pereira; a vice-reitora para Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Joana Carvalho; e a vice-Reitora para a Cultura e Museus, Fátima Vieira. Do lado brasileiro, participaram do encontro a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; a coordenadora geral de Educação da Fundação, Maria Cristina Guilam; o diretor da COC/Fiocruz, Marcos José Pinheiro; e gestores de diversos setores da unidade.
Marcos José Pinheiro destaca que as oportunidades que se abrem a partir da parceria, seja por meio do intercâmbio de alunos e professores ou da realização de projetos internacionais conjuntos, reforçam os laços da Casa e da Fiocruz com Portugal. “A cooperação com a Universidade do Porto é uma demonstração do compromisso assumido pela Casa de Oswaldo Cruz em seu Plano Quadrienal com a sua consolidação como um centro internacional de referência nos campos em que atua”, afirma.
Os próximos passos incluem reuniões entre as equipes das duas instituições e a elaboração de planos de trabalhos específicos. As conversas apontaram ainda o interesse mútuo na aproximação entre a universidade portuguesa e outras unidades da Fiocruz em temas como imigração, mudanças climáticas e doenças infecciosas emergentes em Portugal.