O Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe Regina Abreu, professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), para dar início às atividades do ano letivo de 2024. Com o tema ‘Gestos patrimoniais e horizontes futuros’, a aula de abertura será realizada no dia 21 de março, às 10h, no Salão de Conferências Luiz Fernando Ferreira, no quarto andar do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia.
Consultora Internacional do Projeto SOMA da Universidade de Aveiro, em Portugal, Regina Abreu é doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), com pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, também de Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Memória, Cultura e Patrimônio’ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde coordena o projeto ‘Processos de patrimonialização em tempos extremos: a construção de referências culturais em territórios instáveis’, também é responsável pelo Observatório de Patrimônio Cultural do Sudeste e pelo projeto Museus do Rio, iniciativas que contam com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Em 2024, a professora desenvolverá pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGPAT.
Serviço
Evento: Aula de abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde
Título: ‘‘Gestos patrimoniais e horizontes futuros’’
Convidada: Regina Abreu (Unirio)
Data: 21/03, às 10h
Local: Campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro