Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Exposição revela parte de 9 mil imagens digitalizadas pela COC

17 dez/2013

Dois cientistas trabalham em bancada
Uma das fotos da exposição retrata demonstração de abertura de ovo e retirada de
embrião para preparo da vacina anti-amarílica (1943). Foto: Sílvio Cunha

Cerca de 9 mil imagens do acervo de negativos de vidro, a maior parte do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), foram digitalizadas pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC/Fiocruz). Parte desse trabalho compõe a exposição permanente de fotografias, no corredor do prédio da Expansão do campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. São 38 imagens, divididas em 16 grupos, algumas medindo 60cm x 85cm (as menores) e outras 85cm x 120cm, mais três panorâmicas com dimensão de 50cm x 120cm, dos fundos IOC e Rockefeller.

Duas imagens ainda maiores, com pouco mais de 200cm x 200cm, posicionadas de modo estratégico, recepcionam o público no hall dos elevadores, onde foram colocadas dias antes da abertura da mostra “Imagens em Negativo de Vidro da Casa de Oswaldo Cruz”, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, às 14h30. As fotos são de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, patrono da Fundação e seu discípulo, cuja imagem aparece autografada. De acordo com a historiadora Aline Lacerda, do DAD, a ideia é chamar a atenção para o acervo, sua singularidade, e riqueza, para evidenciar uma das possibilidades de uso futuro das imagens digitais recém criadas.

As imagens revelam o trabalho nos laboratórios do IOC, a área da fazenda de Manguinhos e momentos de descontração dos trabalhadores. A equipe do DAD também comemora o resultado de um processo de digitalização que demorou mais de um ano para ser concluído, sendo executado pela RCS Arte Digital, em São Paulo.

Dois cientistas em frente à Casa de Chá
Cientistas Alcides Godoy e Henrique de Figueiredo Vasconcellos no Caramanchão, atual Casa de Chá (1907).

As imagens ampliadas para serem exibidas no corredor são da digitalização dos negativos de vidro. A mesma equipe que digitalizou fez o tratamento das imagens digitais para ampliação. “Isso demonstra a qualidade da captação digital feita no projeto, pois as informações que podem ser obtidas pela amplificação dos detalhes da imagem são inúmeras”, ressalta Aline.

A historiadora diz que a ideia original da exposição partiu da Stella Oswaldo Cruz, pesquisadora do DAD. “Ela me procurou há um ano compartilhando esse desejo, de ter no andar umas ampliações com imagens do acervo. Daí para pensarmos em explorar o material digital que estava sendo feito com os negativos de vidro, foi um pulo”, conta.

As imagens passaram por um rigoroso processo de seleção. “Selecionamos as imagens com base no impacto estético que causam, levando em conta também o ineditismo – em alguns casos – ou o simbolismo de algumas imagens já conhecidas, mas que não poderiam faltar, como a visita de [Albert] Einstein, o castelo com o autógrafo de Chagas, além de algumas imagens das expedições”, destaca Aline. Ela acrescenta que também foi considerada a representatividade, em termos de quantidade no acervo de negativos de vidro, como é o caso das fotos de doentes.

De acordo com a historiadora, as imagens estão disponíveis na base Arch (repositório de informações sobre o acervo arquivístico permanente da Fiocruz) da COC, exceto as dos doentes, protegidas por legislação específica que trata da preservação da intimidade. Ela afirma que houve autonomia na organização da exposição, mas a direção da COC foi consultada, e também a chefe do departamento, Maria da Conceição Castro.

Outro profissional importante na concepção da exposição que toma conta do sexto andar do prédio da Expansão do campus é o fotógrafo Vinícius Pequeno, formado também em Belas Artes. “Ele foi peça fundamental em todo o processo, atuando como fotógrafo, como designer visual, dando sugestões e coordenando os trabalhos de ampliação e de montagem dos painéis no corredor”, destaca Aline Lacerda.

Foi uma “redescoberta”, comemora o fotógrafo do DAD. Ele ressalta o trabalho de toda a equipe, como o colega no departamento Roberto Jesus Oscar, que também contribuiu para a mostra. “Quando você vê [as imagens] no corredor, é uma espécie de imersão; de perto você tem uma noção de conjunto. É diferente!”, exulta Vinícius.

Profissionais embalam medicamentos
Medicamentos em processo de embalagem, entre eles a vacina da manqueira, no Instituto Oswaldo Cruz.

Segundo ele, a busca foi por um diálogo entre as imagens, visando dar movimento à mostra. Isso foi possível também graças à qualidade das imagens, reconhece o fotógrafo. Desde o início – no final de 2011, quando ingressou no projeto – “havia uma preocupação em preservar a qualidade das imagens”, afirma Vinícius Pequeno. Ele também celebra esse que é o primeiro produto resultante da digitalização do acervo de negativos de vidro.

Com a digitalização, descobriu-se, por exemplo, que as fotos panorâmicas foram obtidas pela junção de vários negativos de vidro produzidos durante as Expedições feitas por Oswaldo Cruz e outros pesquisadores do IOC no início do século 20. “Descobrimos que existiam negativos de vidro produzidos em série para criar vistas panorâmicas. A junção, perfeita por sinal, foi realizada a partir das partes digitalizadas”, elogia Aline Lacerda. A exposição é permanente, mas poderá ser exibida em outros espaços, se necessário, diz a historiadora. “A montagem foi pensada pra nos dar essa agilidade”, conclui.

Serviço

Mostra “Imagens em Negativo de Vidro da Casa de Oswaldo Cruz”

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Grátis.

Prédio Expansão do Campus da Fiocruz – Avenida Brasil, 4036 – 6º andar

Manguinhos – Rio de Janeiro (RJ)