Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Projeto itinerante do Museu da Vida chega a Pinheiral (RJ)

30 set/2013

Ciência Móvel leva atrações como o planetário inflável ao município do interior fluminense a partir de 2 de outubro.

 

Caminhão da ciência em frente ao castelo da Fiocruz
Caminhão chegará na cidade em 2 de outubro. (Foto: Vinicius Pequeno)

 

As atividades do projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos” serão levadas a Pinheiral, cidade localizada no Vale do Paraíba, a 121 quilômetros do Rio de Janeiro. Por meio de parceria com a prefeitura municipal, a iniciativa coordenada pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) vai oferecer gratuitamente uma série de atrações a partir de 2 de outubro. Na cidade com cerca de 23 mil habitantes, o museu itinerante receberá o público na área que fica entre as praças Teixeira Campos e Brasil, no Centro. A visita dá o pontapé inicial à programação da cidade para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013, entre 21 e 27 de outubro, que terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

 
São destaques levados pelo projeto do Museu da Vida nesta viagem os seguintes módulos: o girotech – um simulador de exercícios como os realizados em treinamento dos astronautas da Nasa -, o planetário inflável, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a miniusina, a casa maquete, os tubos musicais, oficinas, exposições (Dengue, Energia) e multimídia.

 
Para a temporada 2013-2014, o projeto aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi. O objetivo ao longo dos seis anos de sua existência é levar aos municípios da região Sudeste do País ações que visam promover a divulgação científica, a saúde e a tecnologia. A iniciativa busca ainda aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, especialmente estudantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento, por meio de atividades que envolvem temas como biologia, física, astronomia e arte.

 
A origem de Pinheiral, de 77 km², está ligada a Piraí, município ao qual pertencia até 1997. O território de Piraí foi desbravado em consequência do trânsito realizado entre a região das Minas Gerais e o Rio de Janeiro, através do Rio Paraíba. Ao final do século 19, a implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II provocou a transferência da polarização para os núcleos vizinhos de Santana de Barra e Barra do Piraí.

 

Serviço
Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos (www.museudavida.fiocruz.br/cienciamovel)
Local: entre as Praças Teixeira Campos e Brasil – Centro.
Visitação: 2 a 5 de outubro. Grátis.
Horário: 8h30 às 17 horas. No dia 2 de outubro, atendimento até às 20 horas.
Assessoria de Imprensa
Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida / Fiocruz
Haendel Gomes
Tel.: (21) 3865-2230 | (21) 3865-2243