Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Varíola é tema de palestra em curso de mestrado da COC

06 nov/2018

Tubo com vacinas contra varíola
Vacina antivariólica produzida no IOC de Belo Horizonte, no início do século 20. Foto: Bruno Veiga

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a palestra “De Jenner a Mulford: Por que os mistérios da história da varíola e da vacina antivariólica ainda nos fascinam", com a professora Clarissa Damaso, convidada do Programa de Pós Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. A iniciativa também integra as atividades da disciplina Museu, Ciência e Patrimônio, ministrada pelos professores Alda Heizer (Mast/Jardim Botânico) e Pedro Paulo Soares (COC). 
Virologista, Damaso possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Foi Visiting Scholar da University of Cincinnati, Ohio (USA) e fez pós-doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), onde é professora associada e chefe do laboratório de biologia molecular de vírus. Membro do Comitê Assessor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para pesquisa com o vírus da varíola (ACVVR-WHO), Clarissa Damaso compõe o painel de experts sobre essa doença da International Health Regulations. 
A pesquisadora atua, principalmente nos seguintes temas: poxvírus (virus vaccinia, Cantagalo, Cotia), interação vírus-células hospedeiras (fatores celulares envolvidos no ciclo viral, fatores de virulência e autofagia), agentes antivirais, estudo da diversidade genotípica de poxvírus (genomas virais, NGS), relações evolutivas da vacina antivariólica.
Criado em 2015, o Mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC recebeu a sua primeira turma no ano seguinte.  O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para o planejamento e a execução de ações voltadas para a gestão integrada e preventiva do patrimônio edificado e de seus acervos culturais, especialmente os relacionados às áreas das ciências e da saúde. O mestrado contempla o estudo de ações de educação patrimonial e de diferentes formas de preservação do patrimônio, fundadas em processos de trabalho que objetivem a incorporação de acervos, sua conservação, tratamento informacional e acesso.
Serviço do evento
Data: 08 de novembro de 2018
Local: sala 308 do CDHS – COC
Hora: 13h30
Endereço: Avenida Brasil, 4365 – campus da Fiocruz, em Manguinhos