Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Simpósio ‘Diálogo em História Ambiental’ reúne pesquisadores dos Brics no Rio

12 ago/2014

Homem aplica pesticida em campo
Historiadores analisarão o duplo desafio que os Brics têm de expandir suas
economias e enfrentar o consequente custo ambiental. Foto: Thinkstock/TiSanti

Historiadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul participam em 28 e 29 de agosto do simpósio Diálogo em História Ambiental: Brics, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Casa de Rui Barbosa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC, o Rachel Carson Center for Environment and Society e a Capes.

No encontro, três a quatro pesquisadores de cada país apresentarão seus trabalhos sobre as relações entre história e natureza, construindo um diálogo sobre os eixos temáticos historiografia, estado e sociedade civil.

À medida que os países Brics expandem suas economias, o meio-ambiente é cada vez mais agredido, com implicações significativas para seus cidadãos. Projeções indicam prováveis crises de recursos naturais, crescente poluição e problemas crônicos de saúde, além do imenso desafio representado pela urbanização.

Se e como esses países vão lidar com isso dependerá da capacidade de seus Estados para administrar essas questões e de quão vibrantes e capazes são suas sociedades civis. O propósito do simpósio é explorar essas dinâmicas com uma perspectiva histórica.

O encontro dará a estudantes e pesquisadores brasileiros uma oportunidade única para interagir com pesquisadores de ponta em todo o mundo, e em especial com historiadores de regiões com pouca tradição de debate com a historiografia brasileira. Informações sobre inscrições, programação e mais detalhes estão disponíveis no site do evento. (Com informações do site da Casa de Rui Barbosa)