O projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” apresenta até sábado, 10/8, uma série de atrações interativas e gratuitas na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, onde nasceu o médico sanitarista Oswaldo Cruz. A iniciativa do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) faz parte da “X Semana Dr. Oswaldo Cruz”, organizada pela prefeitura local em parceria com a Fundação para homenagear o criador da instituição de 113 anos.
Nessa viagem do museu itinerante ao município de 244 anos são destaques módulos como a bancada de microscopia, ilusões de óptica, o girotech – um simulador de exercícios como os realizados pelos astronautas da Nasa – e a miniusina, entre outros, oferecidos ao público na Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade. Em sua atual temporada “Arte e Ciência sobre Rodas”, o projeto, aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi. E comemora seis anos de sucesso com ações que visam promover a divulgação científica, a saúde e a tecnologia, principalmente nas cidades da região Sudeste.
O diretor de Turismo de São Luiz do Paraitinga, Eduardo de Oliveira Coelho, espera a visita de 5 mil pessoas nos quatro dias de exposição do projeto da Fiocruz. Segundo ele, toda a rede oficial de Educação (municipal e estadual) foi mobilizada para participar das atividades esta semana. O secretário disse ainda que visitantes de cidades próximas como Lagoinha e Redenção da Serra também são esperados no evento.
O projeto coordenado pelo Museu da Vida busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes – especialmente estudantes – oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento, por meio de atividades que envolvem temas como a biologia, a física, astronomia e a arte. Desde o seu lançamento a carreta do projeto Ciência Móvel visitou cerca de 70 municípios e recebeu um público de mais de 450 mil pessoas. O atendimento à imprensa sobre o projeto será feito na cidade por Marcus Soares e Ana Carolina, do Museu da Vida.
Serviço:
“Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”
(www.museudavida.fiocruz.br/cienciamovel)
Local: Praça Oswaldo Cruz, 3 – Centro
Visitação: 7, 8, 9 e 10 de agosto. Grátis.
Horário: 9h às 17h. No dia 10 de agosto, o atendimento é até às 12 horas.
Assessoria de Imprensa: Haendel Gomes (COC/Fiocruz) – Tel.: (21) 3865-2230 | (21) 9959-4447