Gilberto Hochman é graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, fez mestrado e doutorado em ciência política no Iuperj, com estágio doutoral no Boston College. Neste “Encontro às Quintas”, sua apresentação será sobre o lugar da saúde pública na experiência democrática brasileira, inaugurada com o final do Estado Novo em outubro de 1945 e encerrada com o golpe civil-militar de março de 1964. Será, em especial, uma reflexão sobre a articulação entre os projetos de desenvolvimento da década de 1950, a dinâmica da democracia brasileira e as políticas de saúde pública.
Confira a apresentação ao vivo, a partir das 10 horas de 18/10
A temática que envolve “Saúde & Desenvolvimento” tem sido alvo de escrutínio pela literatura brasileira e internacional, mas pouco tem se pesquisado no Brasil sobre o período democrático. Historiadores e cientistas sociais têm produzido importantes trabalhos sobre a saúde na Primeira República brasileira, no primeiro Governo Vargas e no Estado Novo, e sobre a saúde e assistência médica no regime militar. Como são períodos politicamente pouco inclusivos, caracterizados por governos autoritários, repressivos e mesmo excludentes, as análises daqueles contextos implicaram uma certa expulsão de conflitos e interesses.
Ao refletir sobre o lugar e a dinâmica da saúde na experiência democrática brasileira, a pesquisa de Gilberto Hochman, ao contrário, se insere em um mundo com eleições, imprensa livre, partidos políticos, a igreja católica em ação, militares, movimentos sociais – como as Ligas Camponesas e organizações empresariais –, assim como organizações internacionais, em um crescente conflito em torno de possibilidades e compreensões do desenvolvimento e da democracia no Brasil.
Gilberto Hochman é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz desde 1987. É co-editor de Brazilian Political Science Review (da ABCP) e editor científico da Editora Fiocruz. Publicou diversos artigos em revistas científicas. Autor de A Era do saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil (Hucitec/ANPOCS, 1998), organizou, dentre outros, Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe (Editora Fiocruz, 2004, com Diego Armus) e Patologias de la Pátria: Enfermedades, Enfermos y Nación en América Latina (Lugar Editorial, 2012, com Maria Silvia Di Liscia e Steven Palmer).
Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner
Data: 18 de outubro de 2012
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br