“Espaços, deslocamentos” é o tema do número de Estudos Históricos que acaba de ser lançada e traz artigos de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz, em parceria com doutorandos do programa de pós-graduação. A revista é publicada pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) desde 1988.
Em “A capital federal nos altiplanos de Goiás: medicina, geografia e política nas comissões de estudos e localização das décadas de 1940 e 1950”, Tamara Rangel, doutoranda do programa de pós-graduação e sua orientadora, Nísia Trindade Lima, discutem aspectos que resultaram na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.
Fernanda Rebelo, em parceria com seu orientador e o co-orientador no doutorado, Marcos Chor Maio e Gilberto Hochman, escrevem artigo em que analisam as ações dos serviços sanitários para tentar impedir a entrada da cólera em navios que vinham da Europa trazendo imigrantes para o Rio de Janeiro no final do século 19 e início do 20. Entre 1881 e 1915 vieram para as Américas aproximadamente 31 milhões de europeus.
No mesmo número da revista há ainda a resenha da doutoranda em ciências sociais na Unicamp Carla Regina Mota Alonso Diéguez sobre o livro Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo: Virgínia Leone Bicudo (São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2010). O livro foi organizado por Marcos Chor Maio, que é o autor da introdução.