Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Projetos de Divulgação Científica do Museu da Vida são contemplados em edital da Faperj

12 dez/2014

O programa “Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), contemplou oito projetos apresentados por pesquisadores da Fiocruz, dois deles originados no Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz). Os projetos contemplados são: “Do nervo à neurociência: Uma exposição para celebrar o cérebro a partir do Congresso da International Brain Research Organization – 2015 – Rio de Janeiro”, de Fabio Gouveia, do Serviço de Design e Produtos de Divulgação Científica (SDPDC), e “Estudo do Público Potencial do Museu da Vida – uma pesquisa exploratória sobre a percepção pública de museus de ciência”, de Sonia Maria Figueira Mano, Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam) do Museu da Vida.

Gouveia é doutor em ciências pela UFRJ. Atua na área de divulgação científica e comunicação em saúde, com ênfase em museus e centros de ciência, internet, multimídias, design de interação, webometria e altmetria.

Com doutorado em ensino de biociências e saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sônia Mano é coordenadora do Nepam, criado em 2007 para desenvolver estudos de público e de avaliação sobre o Museu da Vida, desenvolver pesquisas que tenham interface com a educação não formal, a museologia e as ciências sociais; a difusão dos resultados por meio de relatórios, boletins técnicos, artigos e publicações. Ela possui experiência na área de divulgação científica, atuando principalmente nos campos relacionados à educação em saúde, tecnologia educacional e avaliação e estudos de público em museus. É professora do curso de especialização em Divulgação Ciência da Tecnologia e da Saúde.