Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pesquisadores da COC organizam dossiê “História, assistência e saúde” encartado na revista “Varia História”

15 mar/2011

Os estudos contemporâneos sobre a história da assistência à saúde constituem o tema do dossiê veiculado na última edição da revista Varia História. São cinco artigos apresentados inicialmente no Rio de Janeiro, em 2009, durante o “Seminário Internacional Estado, Assistência e Filantropia”.

 

Tanto o encontro científico como a edição temática contaram com a organização dos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz Gisele Sanglard, Luiz Otávio Ferreira e Tânia Salgado Pimenta, que trabalharam em parceria com a médica Maria Martha Luna Freire, da UFF e a historiadora Maria Renilda Nery Barreto, do Cefet.

 

Na apresentação, os organizadores do dossiê ressaltam que os artigos inéditos que reuniram na revista de história publicada pela Universidade Federal de Minas Gerais “são representativos das tendências  aqui sintetizadas ao examinar os temas sob abordagens inventivas e saudavelmente heterodoxas”.

 

Eles também sugerem que os trabalhos veiculados certamente irão “suscitar questionamentos” sobre “as formas  modernas de assistência e bem estar social”, bem como divulgar os trabalhos do grupo de pesquisa que estuda o tema, que tem grande interesse na ampliação desses debates.

 

A historiadora Laurinda Abreu é a autora de artigo em que analisa como funcionou uma série de instituições de assistência à saúde e qual a responsabilidade do Estado na profissionalização dos serviços de saúde em Portugal durante os séculos 16 e 17. Beatriz Weber, por sua vez, discute a institucionalização da assistência médica no Rio Grande do Sul no início do século 20.

 

Verônica Pimenta Velloso estuda o associativismo dos farmacêuticos no Rio de Janeiro Imperial, destacando o papel desses profissionais no atendimento à saúde da população. Gisele Sanglard e Luiz Otávio Ferreira falam sobre a institucionalização da pediatria e da assistência à infância no Rio de Janeiro durante a Primeira República.

 

Em seu artigo, Márcia Barros da Silva discute a influência do modelo de assistência médica português ao analisar a assistência médica que vigorava na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, no final do século 19.

 

Verifique os textos completos na versão eletrônica da revista disponível no portal SciELO.