Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Pesquisadores apresentarão estudos sobre leishmanioses e doença de Chagas na Colômbia

Pesquisadores apresentarão estudos sobre leishmanioses e doença de Chagas na Colômbia

09 ago/2024

A Fiocruz estará no 9º Encontro Colombiano sobre Pesquisa em Leishmaniose e Doença de Chagas e no 19º Simpósio PECET: Avanços na Pesquisa em Doenças Tropicais entre 14 e 16 de agosto na Universidade de Antioquía, em Medellin, na Colômbia. O evento terá como convidados, coorganizadores e palestrantes os pesquisadores Jaime Larry Benchimol da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Cláudio de Oliveira Peixoto, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz).

Os pesquisadores falarão no simpósio Leishmaniose e Doença de Chagas: história, inovação farmacêutica e desafios para a Saúde Global. Com moderação da vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC/Fiocruz, Magali Romero Sá, o simpósio terá ainda a presença da pesquisadora Mady Barbeitas, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França, que fez estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz.

O simpósio propõe uma análise da história da ciência relacionada às doenças infecciosas, com ênfase nos séculos 19 a 20. Com abordagem transnacional e inter-relacional entre contextos locais e globais, a iniciativa busca integrar estudos e perspectivas teóricas sobre leishmaniose e doença de Chagas, incluindo inovações farmacêuticas que influenciaram a evolução no campo da ciência, da saúde e das doenças, especialmente, nos cenários brasileiro e colombiano. O objetivo é promover diálogos multidisciplinares que explorem o papel da ciência na compreensão e no combate às doenças, particularmente às doenças negligenciadas. A programação completa está disponível no site do evento.