Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pesquisadoras da COC lançam livro sobre o sertão brasileiro

15 mar/2013

sertoes_adentro_capa2
Obra aborda relatos de religiosos,
médicos, botânicos e naturalistas
sobre sertão brasileiro.

As pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC) Lorelai Kury e Magali Romero Sá lançam na próxima terça-feira, dia 19, às 17h o livro Sertões Adentro: Viagens nas Caatingas – Séculos XVI a XIX. Organizado por Lorelai e com a participação de Magali como autora, a obra traz uma rica iconografia que exibe gravuras, desenhos, pinturas e mapas – muitos dos quais inéditos – originários de arquivos nacionais e estrangeiros.

 

Os autores do livro participarão de uma conversa com o público no Museu do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio (Rua Jardim Botânico 1008). No evento, falarão sobre os artigos, que abordam descrições da região feitas por naturalistas, religiosos, médicos, botânicos, entre outros. Essas informações circularam como descrições do Novo Mundo aos conquistadores europeus e, posteriormente, serviram para torná-lo menos obscuro aos olhos do próprio Brasil.

 

“A edição foi um grande desafio para todos nós. Os historiadores não costumam trabalhar tendo por fio condutor um bioma, como é o caso das caatingas. Quando pesquisamos buscando situar geograficamente nossos documentos e imagens e encontramos perspectivas surpreendentes. Finalizamos a obra com uma visão muito diferente da América portuguesa e do Brasil da que tínhamos até então”, afirma Lorelai.

 

Esse esforço de pesquisa tornou possível apresentar aos leitores personagens que, de diferentes maneiras e referenciais, exerceram atividades pelos sertões que puderam ser identificadas como científicas. O livro também conta com textos de Erivaldo Fagundes Neves, Heloisa Meireles Gesteira e Magnus Roberto de Mello Pereira.