O pesquisador Adauto Araujo, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), falará sobre paleoparasitologia no ciclo de palestras Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos: Futuro Centro de Documentação e História da Saúde, nesta quarta-feira (31/7), às 11h, na Oficina Escola de Manguinhos (veja o mapa).
O termo paleoparasitologia se refere ao estudo de parasitos em material antigo, com o objetivo de reconhecer agentes patogênicos presentes em populações do passado. Durante a palestra, Araujo abordará tópicos como o estudos sobre doenças no passado; origem da espécie humana; origem dos parasitos humanos; e migrações pré-históricas e parasitismo.
O ciclo de palestras faz parte das atividades de educação patrimonial planejadas pela equipe de arqueologia da obra de construção do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), coordenada pelo Serviço de Infraestrutura da e pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Confira abaixo a programação completa do ciclo:
Programação
Horário: 11h às 12h
Local: Sala de Cursos da Oficina Escola
5 de junho
A limpeza urbana no Rio de Janeiro
Mário Aizen – Historiador do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH – Gerência de Arqueologia – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
12 de junho
A Formação e ocupação do campus Fiocruz Manguinhos
Renato da Gama-Rosa Costa – Fiocruz
26 de junho
O que é Arqueologia?
Filipe Coelho – Arqueólogo Assistente do Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos
10 de julho
Áreas com elevado potencial arqueológico no campus Fiocruz Manguinhos: a identificação de descobertas fortuitas e o planejamento de escavações arqueológicas durante obras civis
Inês Andrade e Cristina Coelho – Fiocruz
31 de julho
Paleoparasitologia
Adauto Araujo – pesquisador da ENSP-Fiocruz
28 de agosto
Preservação do Patrimônio Arqueológico
Izabelli Araújo – Museóloga do Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos
25 de setembro
Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos
Guadalupe Campos – Coordenadora do Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos